Inspiración geodésica de la mano del soñador futurista Buckminster Fuller   Ecoosfera

Inspirado geodésico da mão do sonhador, futurista Buckminster Fuller – Ecoosfera

Beleza e mundo Feminino

Um poeta da tecnologia: arquiteto, inventor e futurista, e, definitivamente, um humanista, embora autodenominaba simplesmente como ?comprensivista?. Quem foi esse homem, além de um ser cósmico, e excêntrica?

buckminster fuller inspiracion lecciones domo geodesico cientificos humanistas futuristas     

Buckminster Fuller nasceu em Nova Inglaterra, em 1895. Eu tinha infantis qualidade de ser admirada por tudo e a capacidade de ver o potencial humano em toda a criação, que eventualmente se tornou um profeta do mundo vindouro.

?Eu sei que eu não sou uma categoria. Eu não sou uma coisa (noumeno). Parece que eu sou um verbo, é um processo evolutivo. Uma função integral do Universo.?

Fuller foi um sonhador pragmático: ele achava que o homem sabia muito e fez muito pouco. Esta visão fez de um inventor, por vezes, falha outros, brilhante e bem-sucedido. Entre os artefatos que produziu muitos falhou, entre eles, casas e carros, como o Dymaxion (uma combinação de dinâmicas, máxima e tensão). Mas todas estas invenções tinham em comum a idéia de sustentabilidade e auto-suficiência, algo que poucas mentes estavam pensando na década de 30.

 

O destino dos artefatos de Bucky mudaria em 1917, quando ele estava na marinha. Lá, ele inventou uma manivela para embarcações de salvamento que poderia tirar a aeronave caiu no mar, com suficiente presteza para salvar a vida dos pilotos. Na Virgínia, Fuller foi um testemunho de como esta invenção salvou a vida de uma pessoa, no que ele descreveu como um dos momentos mais felizes de sua vida. O mesmo dispositivo irá salvar mais tarde, milhares de vidas.

Além disso, ele inventou sua própria geometria

buckminster fuller inspiracion lecciones domo geodesico cientificos humanistas futuristas

O nome “geometria sinergia”. Com isso, procura compreender a transformação dos sistemas, tão inteligente Fuller relacionadas com o todo, com o cosmos, estudando-os processos microscópicos como o macrocósmicos. Em suas palavras, a geometria sinérgica investigar o

?estrutura lógica de estratégias matemáticas da natureza.?

A unidade de medida de esta geometria foi o excêntrico ângulos de 60 graus, ou triângulos eqüiláteros, o mesmo que foi usado em uma de suas invenções, o mais querido: o domo geodésico. Como os outros de suas invenções, o domo geodésico não era infalível em primeiro lugar. Mas Buckminster Fuller queria fazer contribuições para a humanidade e o universo, e pensou que

?o todo é sempre mais do que a soma de suas partes?.

Mas essa estrutura peculiar superou o teste do tempo. Atualmente, existem 300 mil cúpulas geodésicas em todo o mundo, de modo que a sua utilidade é indiscutível. Pode ser visto em projectos que se têm revelado de valor inestimável, como a de que, apesar das inclemências do tempo e conseguiram manter uma ótima produção de alimentos dentro de um domo geodésico.

buckminster fuller inspiracion lecciones domo geodesico cientificos humanistas futuristasUma casa artesanais na Noruega, coberto por um domo geodésico que ajuda a manter uma temperatura quente

Outras vantagens da cúpula foram: sua leveza, ser feita de materiais como fibra de vidro, alumínio, plástico e até mesmo de bambu; a sua capacidade térmica devido ao seu design único de triângulos; e até mesmo a rapidez com que quase qualquer um pode construir. Sobre ele, é dito que em uma ocasião, a empresa, Fuller foi comissionado para construir um auditório geodésico no Havaí, para o qual apresentamos o investidor para ver o andamento do trabalho. Mas ele já estava concluída quando ele chegou, e o concerto foi realizado na mesma noite.

Bucky tem mesmo a sua própria molécula

25 anos atrás, encontramos uma molécula altotrópica de carbono, cujos átomos estão distribuídos em uma esfera, com hexágonos e pentágonos, muito semelhante ao domo geodésico, que foi nomeado em honra do Bucky, buckminsterfulereno, ou fulereno. A NASA recentemente disse que encontrou esta molécula no espaço.

 

Buckminster Fuller, de inspiração perene

Os problemas globais que Bucky procurou corrigir o que fez se envolver em temas de casa, a moradia, o transporte, a educação, a energia, a destruição ecológica e a pobreza. Tudo o que o poeta produziu foi sempre orientada para pensar a melhor coletiva formas de habitar o cosmos, algo que continua a inspirar milhões de pessoas.

Buckminster Fuller, deixou-nos uma lição importante, e que é a de que qualquer ciência deve alertar-nos para o sonho, e todo conhecimento deve ser de procriação e universal.

Ecoosfera convida você a visitar a página , criada há trinta anos, ao tesouro da tradição de pensamento inaugurada por Bucky, e para inspirar designers, arquitetos e cientistas para retornar para seus valiosos ensinamentos, e sua apaixonada ciência humanista.

*Referências:

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *