Vital Space, o el poder del arte para cambiar el mundo   Ecoosfera

Espaço Vital, ou seja, o poder da arte para mudar o mundo, Ecoosfera

Beleza e mundo Feminino

De acordo com o filósofo Theodor Adorno, a tarefa da arte é trazer ordem, onde há o caos. Sem dúvida, vivemos em uma época caótica, onde esse simples aforismo é vital se queremos mudar o curso que você está fazendo civilização como um todo. Nesse sentido , infundido com os pensamentos dos humanistas.

Essa é a idéia por trás da plataforma de artistas Espaço Vital, fundado na Grécia, em 2010, um canal onde os artistas contemporâneos de todo o mundo têm-se organizado para criar, mas também para transformar o existente. Para o Espaço Vital, a arte tem o poder de civilizar, humanizar, e até mesmo, talvez, para racionalizar o debate sobre as crises econômicas, e ambientais. O objectivo desta plataforma é ser capaz de envolver-se em uma coletiva de diálogo, para politizar a arte e, espero, ajudar a mudar o mundo.

vital space arte social critico plataforma artistas comprometidosAtenas Histórias
O projeto fotográfico de Dorotea Mercuri (2012-13), que propõe a intervir através da lente da câmara sobre as mudanças dramáticas na cidade de Atenas.

vital space arte social critico plataforma artistas comprometidos

Apesar de muitas vezes acredita-se que a arte corresponde a outro lugar, o gozo e o prazer estético, é certo que estes artistas são vistos como educadores no poder, com grande responsabilidade. Pode sair dos limites do individualismo e a comercialização da arte ?ambas as questões severamente criticado por Adorno?, para converter o seu trabalho em uma poderosa mensagem social.

Para Danae Stratou (instalação do artista) e Yanis Varoufakis (economista), fundadores do Espaço Vital, é fundamental que a arte de tomar uma posição em relação aos problemas do mundo: . O artista, desde o lugar privilegiado que você tem que possuir sensibilidade e/ou talento, use a satisfação estética implícita em toda a obra para a abertura de novos espaços para a mudança.

vital space arte social critico plataforma artistas comprometidosSobre A Terra Sob As Nuvens
Instalação de Danae Stratou (2017), que visa iniciar (ou reiniciar) um diálogo com a rica história da cidade de Eleusis, desde a antiguidade ao longo da história industrial da cidade.

vital space arte social critico plataforma artistas comprometidos

Espaço Vital pretende pensar em alternativas para a crise que enfrentamos, e através do artista como um instrumento, para mostrar como as expressões sensíveis podem influenciar e promover uma mudança real, atuando como uma espécie de mediador entre os problemas e suas soluções.

Espaço Vital é um espaço multidisciplinar, onde o mesmo envolvido na experimentação, tais como, por exemplo, A melhor coisa é que qualquer pessoa pode participar deste espaço vital, por isso o convidamos a você e também a sua mais recente.

Porque, como já sugerido Picasso, o artista é um ápice: um destinatário de centenas de mensagens. E o que você deve fazer agora é interpretar e comunicar-lhes.

vital space arte social critico plataforma artistas comprometidosSituação atual
Um projeto de Mari Velonaki (2010?11), com base na relação de simbiose entre elementos heterogêneos. Procura envolver-se em uma reflexão sobre os modos de ser ecologicamente sensíveis em relação ao ambiente urbano e o consumo de água, o que poderia ser um ciclo regenerativo.

vital space arte social critico plataforma artistas comprometidos

 

*Imagem de capa: fora de Muros, instalação e evento, Maria Papanikolaou (2011), com a palavra em espanhol procura mediar uma visão da vida entre paredes e a vida fora dos muros, para saber mais sobre o mundo das prisões.

 

Também em Ecoosfera:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *