Niños enfermos en etapa terminal nos recuerdan qué es lo que realmente vale en la vida   Ecoosfera

Crianças doentes em fase terminal de nos lembrar do que realmente importa na vida – Ecoosfera

Beleza e mundo Feminino

“Aqui é para as crianças. Devemos celebrar o que uma criança morreu como uma criança, que uma criança escapou. Nós confiná-los em nossas escolas, de incutir no nosso estúpido tabus, estão mergulhando cada vez mais fundo em nossas guerras, e não o que eles não podem resistir. Não tem armadura, então vamos matar. Masacramos os inocentes, e o mundo é das crianças, o mundo real. Subir em árvores e nadar na relva. Eles são semelhantes a formigas e livre como os pássaros. Eles são como animais, eles não se envergonhavam. Saber o que é importante: que tenha nascido de um rato ou de uma folha cai no lago. Se o mundo fosse feito de filhos…”.

? O Rio, De Jean Renoir

A infância é a mais evocativa, de todos os momentos da vida. É o tempo do mito, de acordo com o poeta Seamus Heaney: tudo acontece lá, tudo é conhecido antecipadamente. O filho é um homem sábio, um aventureiro, destemido, uma alma livre; mas você também tem medos, alguns nascem da fantasia, outros causado talvez por o mundo que herdamos.

significado vida ninos etapa terminal como enfrentan ninos muerte

No entanto, quando uma criança se defronta com a morte, acaba por ser o mais corajoso e lúcido. As crianças que estão doentes e no terminal fases, podemos demonstrar que eles são mais capazes do que pensamos, e que para eles o sentido da vida se resume ao que é essencial e mais profunda.

É a lição que nos deixam com os testemunhos de crianças sul-africanas em fase terminal, recolhidos pelo seu pediatra, Alastair McAlpine. Foi-lhe atribuída a tarefa de fazer um pungente pergunta para suas crianças:

O que você mais gostou durante a sua breve estadia na terra?

As respostas das crianças, variando entre 4 e 9 anos, são capazes de removernos consciência de muitas maneiras.Responder a esta pergunta, os jovens disseram que não queriam passar mais tempo assistindo televisão ou a navegar no Facebook. E em um profundo exercício de pensamento, todos (sem exceção) alegou que não gostava de brigas com os outros, e a sua estadia no hospital, que podemos facilmente imaginá-lo como uma etapa de suas vidas onde eles não podem ser espíritos livres.

significado vida ninos etapa terminal como enfrentan ninos muerte

Por outro lado, os mais citados para seus animais de estimação:

?Eu amo o Rufus. Seu latido engraçado me faz rir.?

?Eu amo quando Ginny for me abraçar no meio da noite e ela ronrona.?

?Eu era feliz quando eu subi para Jake e fomos andando para a praia.?

Muitos outros falaram de seus pais, mostrando preocupação com eles, mas também o das melhores coisas de sua permanência na terra foi passar um tempo com eles:

?Espero que a mãe está bem. Ele parece triste.?

?O pai não deve se preocupar. Vou ver em breve.?

?Mãe e pai são os melhores.?

Algo que veio à tona nas respostas das crianças foi algo inquestionável: todos eles amam o sorvete, e o lugar favorito, por excelência, é a praia. Os brinquedos têm um lugar especial em seu coração, assim como as pessoas que fazem você rir. E, surpreendentemente, a maioria demonstrou grande amor pela leitura:

?Harry Potter me faz sentir corajoso?

?Eu amo as histórias no espaço!?

?Quando me aliviar eu quero ser um grande detetive, como Sherlock Holmes.?

significado vida ninos etapa terminal como enfrentan ninos muerte

McAlpine recomenda, por isso, que os pais leia mais para seus filhos. Ele não é um hábito saído de moda, mas a maneira ideal para fortalecer os vínculos com os filhos enquanto nós fortalecer o seu espírito e a sua imaginação. As crianças também demonstrou arrependimento por ter gasto muito tempo em se preocupar com o que os outros pensavam deles:

?Meus amigos realmente não parece ser a questão que me caiu os cabelos.?

?Jane veio visitar-me, após a cirurgia, e nem nota a cicatriz!

Pequeno demonstrou também, compreender e valorizar acima de tudo a bondade do ser humano:

?Minha avó é tão bom para mim. Sempre me faz sorrir.?

?Johnny deu-me metade do seu sanduíche quando eu decidi não comer a minha. Que foi bonito.?

?Eu gosto quando a boa enfermeira está aqui. Ela é amigável. E assim dói menos.?

significado vida ninos etapa terminal como enfrentan ninos muerte

Essas crianças demonstram um nível de maturidade tão incrível, que nos fazem reformular tudo o que pensamos dos filhos, e nos convidam a rertormarlo. Eles são seres cheios de inocência e, portanto, a lucidez, mas também estão cientes dos detalhes da vida simples, quase como observadores de símbolos. Eles são, sem dúvida, espíritos de que os processos de aprendizagem são tão complexo como tem sido para a ciência, a filosofia e a teologia, mesmo a morte.

A mensagem final de McAlpine, dirigida a todas as pessoas que, em momentos nos esquecemos do essencial da vida, é a síntese dessas valiosas respostas que resumem toda uma preocupação mais sábios: a busca da empatia e da felicidade:

Ser gentil. Leia mais livros. Passar mais tempo com sua família. Fazer piadas. Ir para a praia. Abraços para o seu cão. Diga a essa pessoa o quanto você a ama. Estas são as coisas que essas crianças teriam desejado para fazer mais. O resto são detalhes.

Oh? e comer sorvete.

 

*Referências:

*Imagens: 1) Aleksander Smid; 2) DC; 3) a ; 4) Mark Garten

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *