dirigir com segurança

Motoristas Goianos – Qual é o horário certo para viajar no feriado?

Mundo

Escolher a hora mais adequada se temos que fazer uma viagem é um assunto importante com o que, se não conseguem, nós podemos transformar um pequeno trajeto em um autêntico pesadelo. Nós geralmente entram em jogo as pressas e os stress e tendemos a sair o quanto antes para também chegar o quanto antes. Mas é importante que busquemos uma boa hora, porque isso nos permitirá evitar congestionamentos, sonolência ou (nos meses de verão) e altas temperaturas.

Antes de sair de cassa procure Site oficial Detran GO para fazer a consulta do seu Renavam e da sua CNH para ter a certeza de que está tudo tranquilo e não vai ter problemas caso seja parado por uma autoridade de trânsito.

dirigir com segurança

Adapte sua hora de saída

Há uma regra que se cumpre matematicamente quando vamos fazer uma viagem com motivo de uma ponte, férias, natal… Os engarrafamentos tendem a ocorrer à saída das grandes cidades sexta-feira ao meio-dia, quando a maioria das pessoas sai do trabalho. Igualmente haverá congestionamentos no final da jornada em torno dos pontos de destino.

Os dias em contrapartida, as grandes cidades têm suas horas de ponta no início da manhã e no final da jornada de trabalho. Por isso, se você decidiu viajar um dia no meio da semana, evita sair a estas horas.

O melhor nestes casos é adaptar a nossa hora de saída em função da duração de nossa viagem e, se podemos permitírnoslo, escolher uma hora a menos usual. Pode ser que nos dê preguiça, mas a viagem será mais curto e confortável ao salvar tensões desnecessárias.O melhor nestes casos é fazer caso dos especialistas. Nas operações de saída e retorno dos períodos de férias e os feriados nacionais, a DGT costuma ter controladas os valores de deslocamentos (até um milhão em muitas ocasiões) e os dias e as horas, onde se concentrarão as saídas e entradas de veículos nas grandes cidades.

Planeje a sua viagem com antecedência

Por isso, é importante que nos planear a nossa viagem em função de estas horas conflitantes de maior número de deslocamentos, e tentamos, na medida do possível evitá-los. A DGT ênfase na necessidade de consultar os deslocamentos destes dias, para que não coincidamos todos ao mesmo tempo, nos mesmos trechos.

Para este fim-de-semana, em que muitos espanhóis viajarão para passar a véspera de natal e dia de natal com suas famílias, a DGT já publicou as faixas de horários em que haverá maior fluxo de tráfego:

  • Sexta-feira 22 (operação saída): Das 17 às 22 horas.
  • Sábado, 23 (operação saída): Das 9 às 14 horas.
  • Segunda-feira 25 (operação de retorno: De 18 a 22 horas.
  • Tanto no fim de semana de Fim de Ano (sexta-feira, 29, sábado, 30 e segunda-feira 1), como o do Dia de Reis
  • (sexta-feira, 5, e domingo, dia 7), as faixas horárias conflitantes serão semelhantes.Como dissemos, devemos tentar evitar os horários com maior fluxo de circulação e se podemos escolher um horário pouco comum para realizar nossa viagem.

Prefira não dirigir de madrugada

Se se vê forçado a sair tarde, uma boa ideia é ficar a descansar essa noite e sair no dia seguinte, de madrugada, bem descansado e sem o objetivo de que se nos faça de noite. Neste caso, temos que ter um cuidado especial com o sol, pois, possivelmente, nos encontramos de frente ou de lado e nos incomodará durante um bom tempo. Tenha em conta que se a nossa viagem leva para o leste, nos encontraremos com o sol no rosto, entre as 6h30 e as 10h da manhã.

Outra alternativa que vai um passo além, é fazer a viagem de noite, quando as estradas estão praticamente vazias. Se você não sofre de cegueira noturna ou qualquer outro problema, e você está bem descansado (sem ter começado cedo ou fazendo uma boa sesta), esta pode ser uma boa opção.

Além disso, esta é uma hora indicada no caso de viajar com crianças, especialmente os que sofrem de desmaios ou simplesmente ficam inquietos em viagens. Desta forma, podem realizar boa parte da viagem dormindo e você dirigir mais tranquilamente e sem distrações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *