¿Qué es la obsolescencia programada y por qué debería de enfurecernos que exista?   Ecoosfera

O que é obsolescência programada e o que deve fazer-nos tão furioso que existe? – Ecoosfera

Beleza e mundo Feminino

Se você sabe o que isso é, certamente já está furioso. Se você não sabe, descubra aqui e saiba o que você pode fazer.

Na parte de trás do seu gadget quebrado, ou a lâmpada está queimada fora do seu quarto, é a obsolescência planejada: uma sangue-frio de planejamento, que coloca a data da morte para muitos de nossos produtos, e que incentiva o consumismo de forma voraz.

Tudo começou como uma justificação para sair da grande depressão na década de 30, quando o agente imobiliário desenvolveu o conceito de obsolescência planejada, que quer dizer: programação ciente que determina a vida útil de um produto. Naquela época, os empresários aplicada para as lâmpadas. Eles podem durar muito mais tempo do que estamos agora habituados.

Há que levou mais de 100 anos. Em 2015 nós fizemos ?festa do milhão?, em homenagem a milhões de horas de demora irradiar a luz.

obsolescencia programada que es consumismo basura tecnologia

Isso mudou, e os fabricantes de lâmpadas, começou a fazer produtos que não atingem um mil horas. Mas obsolescência planejada não está limitado a luz de lâmpadas. Agora que a tecnologia tem se posicionado em nossas vidas como uma obrigação, obsolescência atingiu níveis realmente obsceno. Temos visto exemplos de dezenas de gadgets e ferramentas, por exemplo:

  • Os iPods

Suas baterias parou de funcionar logo após a garantia. Como era impossível repará-lo, tive que comprar um novo.

  • Impressoras

Fabricantes colocado no interior da impressora uma esponja que absorve o excesso de tinta de cada impressão. Quando ela estiver cheia, a impressora pára de funcionar. No serviço, invariavelmente, sugiro comprar um novo.

  • A média de

Estes eram feitos de nylon, o que fez quase indestrutível, ou, pelo menos, mais durável, como qualquer peça de vestuário. A marca DuPont renovado o material para torná-lo mais frágil e aumentar suas vendas.

Mas as empresas têm ido ainda mais longe: não só agendada produtos, mas, às vezes, também a nossa mente. Esta é a obsolescência do desejo: o de expiração que nós colocamos a roupa, telefones celulares ou carros, que as pessoas mudam de forma irresponsável cada ano ou menos.

Isso tem graves consequências ecológicas, porque o lixo gerado por este esquizofrênico consumo de inundações hectares todo o território: em 2014 , só reciclado 17%. Além disso, o lixo orgânico, que é descartado por obsolescência de alimentos, que é dizer: a data preferencial de consumo, que é um termo enganoso, e não com base na integridade da nutrição e da saúde de comida de verdade.

O que fazer, além de fazer-nos tão furioso?

obsolescencia programada que es consumismo basura tecnologia

(Imagem: Christopher Dombres)

Obsolescência planejada não será resolvido somente com o avanço das tecnologias de reciclagem, ou de economias que são circulares (e não só com a nossa raiva). Temos que entender que nenhum recurso é infinito e que, portanto ?embora haja a reciclagem?, devemos consumir para tom com ele e ser resiliente.

Modificar nossos hábitos de consumo, é, portanto, de extrema importância: não se empolgue pelo banal desejo de consumo, e procure comprar produtos que não estão programadas para a obsolescência. Para isso é bom para apoiar as economias locais, e para comprar os produtos de artesanato que podemos saber a sua proveniência. Se somarmos a esta segunda-mão compras ?para dar uma segunda vida para os produtos de que outros não ocupar?, estaremos trazendo muito para a luta contra a obsolescência planejada, um dos mais desprezíveis resíduos do capitalismo.

 

*Imagem: Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *