Concreto que purifica el aire: el invento de estudiantes de la UNAM para crear ciudades más sustentables   Ecoosfera

De concreto, que purifica o ar: a invenção da UNAM os alunos a criar cidades mais sustentáveis – Ecoosfera

Beleza e mundo Feminino

Apenas um prato de este material absorve a poluição de um carro… Jovens mexicanos estão a tomar medidas para mitigar a poluição e a mudança climática, com talento e criatividade.

Enquanto na Cidade do México ?a grande cerca, com a textura de favo de mel, que absorve a poluição?, até agora ele não tinha visto nada semelhante para o trabalho do aluno Gregory Allan Rodriguez: lajes de concreto, que purificam o ar.

Com 25 anos, que pertence à Universidade Nacional Autônoma do México, fez com que este material com excelentes lentes: para eliminar as partículas tóxicas da atmosfera que respiramos em 30%, e permitir que a água a escoar através do concreto para retornar para o subsolo em seu ciclo natural, esperando com isso diminuir o registro de água da cidade quando chove.

Como funciona?

concreto purifica aire invento sustentable ecologico estudiantes unam

Como uma espécie de fotossíntese. O particular fotocatalítico (purificação do ar) utiliza os raios ultravioleta (UV) e um “mix” de materiais que apresentam como um catalisador para degradar os óxidos de nitrogênio (tóxicos, explosão de carros, por exemplo) e, assim, transformá-los em nitratos, que, mais tarde, vai liberar o oxigênio .

O que é fascinante, além disso, é que este concreto que purifica o ar que foi criado com materiais que costumava ser lixo: orgânico, fibras, borracha de pneus e entulho. Outra vantagem é que ele é um material que não precisa ser substituída por um longo tempo, além de que, como explicado para os alunos:

Apenas um prato de este material absorve a poluição de um carro.

E nos convidam a imaginar o que aconteceria se você construir um edifício com este material, que usou cerca de dez mil dessas placas…

concreto purifica aire invento sustentable ecologico estudiantes unam

Devido a sua alta resistência ?e a sua capacidade para devolver a água para o chão?, os alunos de engenharia da UNAM, imaginou que ele poderia ser um concreto usado para construir ruas e calçadas nos bairros onde é mais provável que haverá enchentes, ou, para usar este material para criar caixas de janela ou parques de estacionamento em locais onde há mais carros.

Enquanto é verdade que o particular é um dos mais materiais utilizados em todo o mundo. Se a isto acrescentamos que a sua elaboração envolve um processo que também gera toneladas de dióxido de carbono, a invenção destes jovens mexicanos é um grande avanço para a ciência e o meio ambiente.

concreto purifica aire invento sustentable ecologico estudiantes unam

De concreto, que purifica o ar, a invenção de estudantes da UNAM

Precisa de mais agentes de mudança como Allan rodrigues e seus colegas engenheiros: mentes que alinhar o seu fascínio práticas cotidianas sustentável ou verde, já que no final do dia, ninguém é de ninguém sem o planeta.

 

Também em Ecoosfera

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *