Dieta cetogênica: o que é?

Saúde

Uma dieta keto é bem conhecida por ser uma dieta baixa em carboidratos, onde o corpo produz cetonas no fígado para ser usado como energia. É referido como muitos nomes diferentes – dieta cetogênica, dieta baixa em carboidratos, baixa gordura carb alta ( LCHF ), etc.

Quando você come algo rico em carboidratos, seu corpo produz glicose e insulina.

A glicose é a molécula mais fácil para o seu corpo converter e usar como energia para que seja escolhida sobre qualquer outra fonte de energia.

A insulina é produzida para processar a glicose na corrente sanguínea, tomando-a ao redor do corpo.

Como a glicose está sendo usada como uma energia primária, suas gorduras não são necessárias e, portanto, são armazenadas. Tipicamente, numa dieta normal e mais rica em carboidratos, o corpo usará glicose como a principal forma de energia. Ao diminuir a ingestão de carboidratos, o corpo é induzido em um estado conhecido como cetose.

A cetose é um processo natural que o corpo inicia para nos ajudar a sobreviver quando a ingestão de alimentos é baixa. Durante este estado, produzimos cetonas , que são produzidas a partir da quebra de gorduras no fígado.

O objetivo final de uma dieta keto adequadamente mantida é forçar seu corpo a entrar nesse estado metabólico. Nós não fazemos isso através da fome de calorias, mas a fome de carboidratos.

Existem inúmeros benefícios que advêm de estar no ceto: da perda de peso e aumento dos níveis de energia para aplicações médicas terapêuticas. A maioria das pessoas pode se beneficiar, com segurança, de uma dieta pobre em carboidratos e gorduras. Abaixo, você encontrará uma pequena lista dos benefícios que você pode receber de uma dieta cetogênica. Para uma lista mais abrangente, você também pode ler nosso artigo detalhado quando quiser.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *