Urge un territorio común que no explote al hombre ni tale los bosques

Insta comum um território que não explora o homem ou conto de florestas

Beleza e mundo Feminino

11SHARESUrge uma civilização natural; o videorreportaje “Território comum” é uma chamada para parar de explorar as comunidades e devastam os recursos naturais do México.

Que o homem não explora o homem,

ou martirice animais,

ou conto de florestas.

J. A. L.

A civilização, como sinônimo de estabelecimento da cultura, foi concebido em colaboração com a e não lutar contra a natureza. Caso contrário, seria um suicídio coletivo. Os romanos, por exemplo, mudaram os elementos naturais sem destruí-los, e sem poluir o meio ambiente. As sobras de sua metalurgia, como ele é baseado em metais naturais ou em ligas de simples, de volta à natureza sem contaminá-la.

Seus navios eram conduzidos pelos ventos, que não é infestado por ele e por remadores fazer ginástica, voluntário ou involuntário, mas sempre útil à comunidade, o que contrasta com o atual sistema, que só dá benefícios para o indivíduo.

civilizacion natural un territorio comun tumblr inline p9ihrpjJnh1qzjsgs 1280

Território em comum/Horizontal

Que era uma forma de , como definiu o filósofo argentino Jorge Angel Livraga Rizzi. Ele não era perfeito, mas a atual civilização é pior. Nosso meio de transporte estão se movendo devido a combustíveis indispensáveis: o petróleo e o carvão.

Além disso, polui o meio ambiente, e estamos provocando a esterilização do planeta, só por querer chegar mais rápido a lugares onde depois perderemos o tempo sem saber o que fazer ou recorrendo a tola distrações para não nos aborrecer.

O nosso caminho civilizatoria produz e consome constantemente, e tão rápido quanto ele pode, enclaustrando todos em uma luta de loucura.

Também em Ecoosfera

civilizacion natural un territorio comun tumblr inline p9ihx5sty11qzjsgs 1280

Território em comum/Horizontal

 

Um território em comum, ou a criação de uma civilização natural

 

A sociedade contemporânea está relutante em olhar para que, na organização da comunidade e o bom uso dos recursos naturais , podemos encontrar soluções para a pobreza, o abastecimento alimentar, desastres naturais e mudanças climáticas, entre outros.

Nesse sentido, a Sierra Norte de Puebla é um exemplo de uma organização de base comunitária no México.

Nessa área há montanhas, morros, árvores e rios, que são mais do que apenas paisagem. É a razão que maseualmej (nahua), tutunakus (totonacos) e mestiços tecida em uma história comum de resistência, o que permitiu-los para lidar com o aparente desenvolvimento que eu quero impor minas, usinas e linhas de alta tensão.

civilizacion natural un territorio comun tumblr inline p9ihv2wGnX1qzjsgs 1280

Território em comum/Horizontal

O documentário conta a história de que a resistência que não chegou ao fim, e que começou há muito tempo.

Um case de sucesso é o de Cuetzalan, um dos municípios da região, onde a ameaça desses projetos destrutivos da comunidade parou um mega projeto turístico em 2009 e obtido a aprovação da Gestão ambiental de Cuetzalan (OE) para a defesa de seu território.

Este acordo, qualquer projeto ou iniciativa privada, interna ou externa, é exigido por lei para proteger os recursos naturais da área.

civilizacion natural un territorio comun tumblr inline p9ihnqIwz11qzjsgs 1280

Território em comum/Horizontal

Além disso, a organização Tosepan Titaniske (United we stand em espanhol) reúne hoje mais de 20.000 famílias, nahuas e totonacas , o que o torna um marco da organização da comunidade a nível nacional e internacional.

Portanto, o jornalista Thelma Gómez Durán conclui:

Nos últimos 40 anos, a Sierra Norte de Puebla tem visto o nascimento e florescer projetos produtivos, iniciativas sociais e educacionais que surgiu como um caminho alternativo para o abandono do estado.

 

Montagens como uma forma de organização da comunidade

Nas comunidades da Sierra Norte de Puebla. São a herança de uma forma de organização das indígena-camponês.

São o espaço onde é relatado, onde partilham as tarefas. As assembléias têm sido uma das principais ferramentas de resistência que temos na região.

O documentário explica como, através dessas formas de trabalho, as comunidades totonacas espalhadas ao longo das bacias dos rios Ajajalpan e Zempoala começou a falar de como defender a terra e a água.

civilizacion natural un territorio comun tumblr inline p9ii2faLZ11qzjsgs 1280

Território em comum/Horizontal

 

Caminho para uma civilização natural em um território comum

É fundamental tomar consciência de nossa espécie, para recuperar o sentido de origem e a nossa pertença ao mundo da natureza.

Redefinir um comportamento de solidariedade para com os nossos companheiros humanos (todos os organismos que fazem parte do ecossistema) e a construção de uma ética do supervivencipara uma baseada na cooperação, organização, comunicação e compreensão.

civilizacion natural un territorio comun tumblr inline p9ihxzySu31qzjsgs 1280

Território em comum/Horizontal

Território de defesa é uma fonte crucial na conservação da biodiversidade, do patrimônio cultural, e tem uma ligação direta com a geração de economias locais e social.

Principais crises tendem a gerar insights profundos (?), é por isso que nós nos encontramos em um momento no México e do mundo, ideal para imaginar e construir novas coordenadas para a ação e a esperança.

(John Ackerman, 2015)

É extremamente importante para defender os territórios para abordar os desafios mais importantes que enfrentamos, como uma espécie.

Na medida em que somos capazes de estabelecer rotas de defesa do território, estaremos muito mais perto dos objetivos que nós, como espécie humana, temos a nível global.

Vamos salvar nossos próprios encontros com a natureza, com nós mesmos e com o meio ambiente. Temos um território em comum.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *