Privatización del agua en México: todo lo que debes saber

Privatização da água no México: tudo o que você precisa saber

Beleza e mundo Feminino

324SHARESEl assunto está sobre a mesa: é viável a privatização? qual é o significado dos decretos assinados? que estão a tomar medidas sobre ele?

O plano de segurança da água do México é uma das mais importantes questões na agenda pública. Desigualdade de renda no México se traduz em desigualdade de acesso a um abastecimento constante e água de boa qualidade.

Atualmente, a área do centro?o norte do país se concentra 27% da população, gera 79% do produto interno bruto (PIB) e tem apenas 32% das fontes renováveis de água., na zona sul, onde ele é de 68% da água do país, está localizado a apenas 23% da população e gera 21% do PIB.

De acordo com um estudo publicado pelo Banco Mundial em 20132, a 8,4% da população do Vale do México .

Esta população é mais desprovidas de recursos e paga para a água para um valor médio de 20 pesos para um tambor de 200 litros, o que corresponde a 14 vezes o que eles pagam por metro cúbico para os usuários conectados ao serviço.

privatizacion agua mexico vedas decretos photo 1502947830258 6ad0b35bb348

Sobre a suposta privatização da água no México

O tema da privatização da água devolvida para a discussão pública, porque o presidente Enrique Peña Nieto para a Reserva de Água.

Nestes decretos publicados no diário Oficial da Federação, no dia 6 de junho, ele remove a proibição que existia na área da Grijalva-Usumacinta, Papaloapan, no Litoral de Jalisco, Ameca, o rio Pánuco, a Costa Grande de Guerrero, San Fernando e Soto la Marina, e Lerma-Santiago.

O acima implica que 300 bacias hidrográficas (do 756 que existem) não têm, e que é para se tornar reserva de horários.

De acordo com o governo ?os vedas são aquelas áreas específicas das regiões de bacias hidrográficas, mananciais ou aqüíferos, que não são usos licenciados de água adicionais às legalmente estabelecidas e são controlados por regulamentos específicos, em virtude da deterioração da qualidade e quantidade de água.?

agua privatizacion mexico ley general aguas

Também em Ecoosfera

No entanto, no que é assinado não é especificado o volume de água que pode ser legalmente utilizado, entre outros dados específicos de maior), e esta ação sugere, Água para Todos, que estas áreas podem agora ser utilizados para fins de lucros, se privatizada diretamente à gestão de água de organismos operadores de negócios municipal ou o fornecimento de água concessões para as várias companhias extractivas no país.

A organização perguntas diretamente para o discurso oficial, que afirma que eles são decretos ?para proteger o divisor de águas? e argumentam que elas violam o direito humano à água.

Eles apontam que o sistema de concessões, aprovado deve ser substituído por um que atribui os volumes ecologicamente utilizável , para reconhecer os direitos dos povos indígenaspara a gestão das águas e definir os volumes necessários para o uso pessoal, doméstico e de serviços públicos para assegurar o acesso equitativo em torno do direito humano à água.

Foto: © Thor Morales /WWF México

A água, em uma situação bastante grave

É um fato que o direito humano à água, os povos indígenas e os produtores Mexicanos.

Historicamente, a desigualdade territorial no acesso a água corresponde a expropriação dos territórios indígenas, que encontram-se em conexão com a construção de mega-projetos hidráulicos. Um caso, é que as barragens que foram deslocados à força para milhares de indígenas.

Cidade do méxico e no Estado do México ter problemas no abastecimento de água, porque tem crescido o seu consumo, mas não aumentou o volume do que vem a partir de aquíferos, e o sistema de Cutzamala (que permite que você transporte este recurso de Michoacán, passando pelo Edomex, até a Área Metropolitana do Vale do México), de acordo com dados da empresa de consultoria KPMG.

crisis del agua guerra por el agua ahorrar

Pouco a pouco, a alocação de grandes volumes para o estado comissões de água está a tornar-se a nação de que as águas ?estadual de águas?.

Que estão a tomar medidas sobre ele? Enquanto não há uma definição clara, a responsabilidade recai sobre os cidadãos. Como usuários da água também há muito que pode ser feito.

Por exemplo, para a construção de chuva, captação de água para reutilização, ou para fazer-nos dos hábitos diários que fazem a real diferença no consumo de água. Mas, acima de tudo, lembre-se que temos um território em comum.Precisamos de todos os lados possíveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *