Como saber se estou no meu período fértil? Dicas exclusivas!

Saúde

O primeiro passo para engravidar é garantir que o óvulo e o esperma são capazes de se encontrar. Isto pode ser mais complicado do que parece. Seu corpo geralmente libera um ovo a cada mês em um processo chamado ovulação. Ele precisa ser fertilizado logo depois. Para aumentar as hipóteses, ajuda a saber quando está a ovular. Então saberá quando tu e o teu parceiro devem estar ocupados.

Há muitas maneiras de saber se é o momento certo.

Marque O Seu Calendário

Os médicos dizem que é melhor fazer sexo pelo menos em dias alternados, especialmente durante os 5 dias antes de ovular. Chamam-lhe “janela fértil”.”O esperma pode sobreviver por alguns dias dentro do seu corpo, por isso é ideal tê-los já lá à espera do seu óvulo.

Se o seu ciclo menstrual durar 28 dias e o seu período chegar como um relógio, é provável que ovule no dia 14. Isso é metade do teu ciclo. A tua janela fértil começa no dia 10. É mais provável engravidar se fizer sexo pelo menos em dias alternados entre os dias 10 e 14 de um ciclo de 28 dias.

Atenção às alterações corporais

Os seus níveis hormonais mudam ao longo do seu ciclo menstrual. Durante a primeira metade, os seus ovários emitem a hormônio estrogênio. Quando os níveis de estrogênio ficam altos o suficiente, o ovário liberta um ovo. Depois o teu corpo começa a fazer progesterona, outra hormônio. Faz com que a temperatura corporal aumente ligeiramente.

Localiza a tua temperatura todos os dias antes de saíres da cama. Esta leitura é conhecida como a temperatura corporal basal. Se ficar de olho durante alguns meses, poderá notar um padrão que mostra quando ovula. Isso vai ajudar-te a desenhar a tua janela fértil.

Os seus hormônios também alteram a textura do muco cervical, o líquido pegajoso que vem do colo do útero, o fundo do útero. À medida que o teu corpo se prepara para ovular, tens mais, e parece mais elástico e escorregadio, como claras de ovo cru. A textura ajuda o esperma a nadar dentro do corpo. Quando o teu muco se sente assim, devias estar na tua janela fértil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *