Cortina para quarto

Cortina para quarto: como fazer a melhor escolha?

Geral

A cortina para janela de quarto é capaz de transformar a decoração sem muito esforço, garantindo um ambiente mais bonito, sofisticado e aconchegante.

Mas, não é todo mundo que sabe escolher a peça. Este é o seu caso? Então, veja dicas para fazer a melhor escolha e garantir uma cortina incrível para seu quarto!

 

Por que usar cortina para quarto?

A cortina para quarto proporciona vários benefícios que justificam sua compra e uso na decoração. Confira, a seguir, o que é possível obter ao utilizar a peça:

 

Melhora da qualidade e tempo de sono

Ao escurecer, nosso organismo inicia a produção da melatonina, que é um hormônio responsável por promover um sono profundo e reparador. É por isso que nosso corpo se torna mais sonolento de noite.

Se o ambiente tiver uma iluminação maior, ainda que natural, a produção natural desse hormônio cai, alterando e reduzindo a qualidade e tempo do sono.

Com a cortina de quarto de casal e infantil é possível evitar esse problema, porque a peça torna o ambiente escuro por mais tempo, ainda que durante o período da manhã.

Por isso, ajuda a aumentar o tempo de sono, bem como a qualidade dele, podendo descansar melhor e ter mais ânimo e vigor no dia seguinte.

 

Transformação da decoração

A cortina para quarto de casal e bebê é uma peça que complementa e transforma a decoração rapidamente e sem esforços, tornando-a mais agradável e aconchegante.

Ao utilizar a peça, é comum ter a impressão de que o ambiente é mais confortável, o que contribui para descansar mais e melhor, seja durante a noite ou dia.

O melhor é que a cortina dá uma cara nova para a decoração de maneira econômica, já que não é preciso realizar grandes reformas para transformar a área, basta instalar a peça.

 

Isolamento acústico e térmico

A cortina para quarto infantil e de casal oferece um bom isolamento acústico e térmico, de modo a deixar o ambiente ainda mais agradável.

No que se refere ao isolamento acústico, abafa sons externos, contribuindo para dormir mais e melhor. Sobre o isolamento térmico, evita a entrada de correntes de vento, minimizando o risco de contrair doenças simples como o resfriado.

 

Privacidade

A cortina para quarto é o investimento ideal quando se quer evitar que pessoas do lado de fora do imóvel vejam o que se passa no cômodo, tendo maior privacidade no dia a dia.

 

Tipos de cortina para quarto

Antes de iniciar sua busca pela cortina perfeita é importante saber um detalhe: existem dois tipos principais, a cortina para varão e a de trilho.

Embora possam parecer a mesma coisa, não são. A cortina para varão se caracteriza por ter facilidade de instalação e manutenção da peça. Além disso, costuma ter preço mais acessível.

A cortina de trilho, por sua vez, possui instalação e manutenção um pouco mais complicadas, mas normalmente deixa a decoração mais refinada.

Há, ainda, um fator a ser considerado: a versão para trilho tende a ser mais cara, principalmente porque exige a instalação da cortineira, que é um acabamento.

 

Como escolher cortina para quarto

Mas, afinal, como escolher cortina para quarto perfeita? Há dicas que tornam essa tarefa muito mais fácil. Veja quais são:

 

Tamanho da cortina

Recomenda-se que a cortina para quarto seja grande, indo do teto até o piso. O motivo disso é simples: essa alternativa é mais elegante e passa a impressão de amplitude visual, como se o pé direito fosse mais alto.

Para acertar na escolha, meça a parede em que pretende instalar a cortina e tenha essas medidas em mãos no momento de aquisição da peça, para assegurar a compra de um modelo que cubra todo o espaço.

Um detalhe importante: se quiser que a peça tenha franzimento, o ideal é comprar cortina com comprimento maior, para possibilitar esse efeito.

 

Tecido

O recomendado é comprar cortina com tecido grosso, porque é mais resistente e sem transparência. A cortina blecaute para quarto é um excelente exemplo de peça com essas características.

Caso prefira cortinas com tecido leve, também é possível usá-las, mas é preciso se lembrar de que tendem a ser transparentes. Portanto, invista em uma com forro para bloquear a luminosidade.

 

Cor

As cores neutras e claras, como o branco, bege e cinza, são as mais indicadas porque não são estimulantes e contribuem para dormir mais rápido e melhor. Se gostar de tonalidades coloridas, uma opção é investir no tom pastel, que é claro e calmante.

 

Qualidade

Atente-se à qualidade da cortina, porque essa característica indica a durabilidade e acabamento da peça. Prefira a cortina de tecido resistente, porque ela não se desfaz durante lavagens.

Além disso, verifique se costuras e acabamentos são de qualidade. Dessa forma, aumenta-se a possibilidade de comprar cortina para quarto durável e mais bonita, que realmente complemente a decoração por um longo período.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *