Dicas para usar o Google Acadêmico

Uncategorized

Google Scholar (GS) é um motor de busca Acadêmico gratuito que pode ser pensado como a versão acadêmica do Google. Em vez de procurar todas as informações indexadas na web, procura repositórios de editores, universidades ou sites acadêmicos.

Este é geralmente um subconjunto menor do pool que o Google procura. É tudo feito automaticamente, mas ainda assim a maioria dos resultados de uma pesquisa tendem a ser fontes acadêmicas confiáveis.

Google também é menos cuidadoso no que ele inclui em resultados de pesquisa do que são bases de dados acadêmicas mais baseadas em assinaturas, como Scopus e Web of Science, por isso vale a pena fazer sua própria avaliação da credibilidade dos recursos ligados através do Google Scholar.

Como usar o Google Acadêmico?

Além disso, vale lembrar que o aplicativo do Google Acadêmico não funciona em versão de app no Android e nem no iOS, mas somente nos navegadores comuns.

Por que é melhor do que “normal” Google para encontrar papéis de pesquisa?

Uma vantagem de usar o Google Scholar é que a interface é reconfortante e familiar para qualquer um que usa o Google. Isso reduz a curva de aprendizagem de encontrar informação acadêmica. Há uma série de diferenças úteis a partir de uma pesquisa regular do Google, tais como

  • a opção de copiar uma citação formatada em diferentes estilos, incluindo MLA e APA
  • exportar dados bibliográficos (BibTeX, RIS) para usar com software de gestão de referência
  • links que permitem explorar quais outros trabalhos citaram o trabalho listado
  • links que lhe permitem encontrar facilmente versões de texto completo do artigo

Embora seja livre para pesquisar no Google Scholar, a maioria do conteúdo não está disponível livremente, mas o Google faz o seu melhor para encontrar cópias de artigos restritos em repositórios públicos que muitas vezes contêm rascunhos anteriores (preprints).

Se você estiver em uma instituição acadêmica ou de pesquisa, você também pode configurar uma conexão de biblioteca para destacar itens que estão disponíveis através das assinaturas de sua instituição.

E você estiver em uma instituição acadêmica ou de pesquisa, você também pode configurar uma conexão de biblioteca para destacar itens que estão disponíveis através das assinaturas de sua instituição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *