A imagem mostra um exemplo do funil do Inbound Marketing.

Marketing para lojas virtuais: confira o que fazer e o que não fazer na sua estratégia

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Investir em marketing para lojas virtuais é uma ótima alternativa para quem deseja fazer o negócio crescer. Ao criar estratégias online para a sua marca, você fortalece o vínculo com os clientes atuais, aumenta o alcance da empresa e potencializa as vendas.

Mas é preciso tomar cuidado na hora de criar estratégias de marketing para e-commerce, pois elas devem ser pensadas de forma exclusiva para o seu negócio e executadas corretamente, por profissionais que entendam do assunto.

Além disso, existem fatores que devem ser evitados na hora de criar a estratégia de marketing digital para lojas virtuais. Por isso, criamos um guia sobre o que fazer e o que não fazer na sua estratégia de marketing para e-commerce.

 

Como criar estratégia de marketing para lojas virtuais?

Praticidade, economia, facilidade na hora de comparar preços e experiência personalizada são apenas alguns dos fatores que levam os consumidores a optarem pelo e-commerce. Segundo pesquisa da Opinion Box, mais de 50% dos brasileiros preferem comprar em lojas virtuais. Com tanta gente optando pelo digital, o melhor caminho é investir em estratégias de marketing para alavancar o seu negócio na internet.

A imagem mostra um exemplo do funil do Inbound Marketing.

Mas antes de pensar nas estratégias de marketing digital para lojas virtuais, é necessário planejamento. E para isso, é preciso traçar os objetivos que você deseja alcançar no seu negócio. Veja abaixo alguns exemplos de objetivos que podem ser alcançados com o fortalecimento da presença digital:

  • Aumentar as vendas no e-commerce;
  • Gerar mais conversão nas visitas à loja virtual;
  • Estimular a interação nas redes sociais da marca;
  • Reduzir a taxa de devolução de produtos e de cancelamento de compras;
  • Aumentar o nível de satisfação dos clientes com a marca.

Esses são apenas alguns exemplos de objetivos, mas, como dissemos anteriormente, as estratégias devem ser pensadas para cada empresa. Por isso, analise os dados do seu negócio, o público-alvo que deseja alcançar, as possibilidades de mercado e até os concorrentes. Assim fica mais fácil estabelecer objetivos e alcançar metas realistas para realizar o plano tático.

 

O que analisar para criar estratégias de marketing para lojas virtuais?

Fazer um estudo detalhado sobre o seu e-commerce é fundamental para dar início ao planejamento de marketing digital. Se você quer entender quais pontos devem ser analisados de forma aprofundada, confira as dicas abaixo:

  • Histórico de vendas online: se você já tem um e-commerce, então precisa ficar de olho no histórico da loja virtual. Esse tipo de relatório vai te ajudar a encontrar informações importantes sobre o público-alvo que consome seu produto ou serviço. Dessa forma, fica mais fácil de criar estratégias de marketing para expandir o seu negócio e atrair ainda mais clientes;
  • Público-alvo: é essencial que você tenha conhecimento sobre qual é o público que compra no seu e-commerce para melhorar a experiência de compra de quem está chegando e atrair novos consumidores. Fique atento às características sociodemográficas, segmentos de clientes da marca, como o seu público-alvo se comporta online, como realiza as compras; qual canal de comunicação frequenta diariamente, entre outros fatores. Com esses dados, você tem a possibilidade de melhorar a entrega do seu produto/serviço e a interação com o público-alvo do seu negócio;
  • Estudo de mercado: saiba quem são o seus concorrentes, quais canais online eles mais utilizam, os diferenciais que eles oferecem aos consumidores, o nível de saturação de mercado e as oportunidades para a sua marca.

Após levantar todos os dados acima, é hora de criar o plano tático. Nessa etapa, você terá informações suficientes para selecionar os canais que poderão ser utilizados para a divulgação da sua marca e as métricas de desempenho.

Para que as estratégias sejam executadas, será necessário investir financeiramente. Se a sua empresa não possui um setor de marketing interno, o ideal é que você contrate uma agência especializada para realizar o serviço.

Geralmente, criar um departamento interno de marketing pode pesar no orçamento. A Muito Mais Digital é especialista em Inbound Marketing e oferece soluções completas para realizar o planejamento e a execução de marketing para lojas virtuais.

Ao optar pela contratação de profissionais que entendam do assunto, você terá a garantia de que o cronograma de execução das ações de marketing digital será cumprido. Dessa forma, o planejamento é seguido de forma correta e os resultados são muito mais satisfatórios.

 

Canais para realizar marketing de lojas virtuais

Existem diversos canais em que as estratégias de marketing digital podem ser executadas. Confira abaixo alguns exemplos que trazem ótimos resultados para e-commerce:

  • E-mail marketing;
  • Newsletter;
  • Links patrocinados;
  • Redes sociais;

Os canais a serem utilizados pela sua marca podem variar, se comparados a outras empresas, pois dependem do seu público-alvo. Por isso a importância de realizar o planejamento de marketing digital com profissionais especializados, que vão saber direcionar as estratégias para os canais corretos.

 

O que não fazer na estratégia de marketing para lojas virtuais?

Se engana quem pensa que darão certo as estratégias genéricas, que não levam em conta as especificidades de cada negócio. Usar diferentes canais diferentes da mesma forma e ignorar as segmentações de clientes é a receita para o fracasso do planejamento de marketing digital.

E falando em planejamento, ele é essencial para que a estratégia faça render bons frutos à marca. A falta de organização e de estrutura pode colocar por água abaixo o marketing do seu negócio.

Evite também delegar as funções de marketing a pessoas que não sejam especializadas na área. Se o profissional designado para a tarefa não tiver conhecimento aprofundado em marketing, a tendência é que o planejamento seja estruturado de forma incorreta, não seja cumprido nos prazos estabelecidos e o atendimento aos clientes seja ineficaz.

 

Agência especializada em marketing para lojas virtuais

Agora que você já sabe como funciona o marketing digital para e-commerce, fica muito mais fácil escolher a agência correta para realizar o serviço. A Muito Mais Digital trabalha para melhorar a performance da sua marca, desde a criação de sites até o gerenciamento das redes sociais.

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