graduação-em-pedagogia

Mitos e verdades sobre a profissão do pedagogo

Mundo

Se engana quem pensa que o Pedagogo pode atuar apenas com educação infantil e dentro das instituições de ensino.

A profissão é mais ampla e oferece mais oportunidades do que parece.

Se você busca ou vai iniciar a Graduação em Pedagogia, fique atento! Trouxemos alguns mitos e verdades sobre a profissão.

Para cursar pedagogia é necessário gostar de crianças? Esse não é um requisito! Apesar de uma das possíveis áreas de atuação ser dentro de instituições de ensino, e na educação infantil, a carreira de pedagogo é muito ampla. A verdade é que após a formação o profissional pode atuar com as turmas de ensino fundamental, com a administração e gestão das escolas, em cargos de gestão escolar, como orientador, supervisor, coordenador ou diretor.

Além disso, o pedagogo estará habilitado a trabalhar não só com ensino infantil, mas também com o EJA (Ensino de Jovens e Adultos), no desenvolvimento e revisão de materiais didáticos e de cursos EAD (Ensino à Distância).  Existe também a possibilidade de atuar em espaços não-escolares como as organizações não governamentais (ONGs), museus, setor de recursos humanos de empresas públicas ou privadas. Atualmente o mercado de trabalho para os pedagogos engloba até a área de tecnologia de informática, com o desenvolvimento de jogos educativos. Outra opção ainda é pedagogia hospitalar, que oferece oportunidades diferenciadas na área pedagógica.

Outro mito que é ligado a profissão da pedagogia é sobre a remuneração do profissional. Nas escolas públicas seu salário dependerá muito da carga horária em que você estará inserido e se o cargo é na esfera municipal, estadual ou federal. Já no setor privado o salário passa por uma oscilação maior, pois não fica restrito a instituições de ensino, o campo de atuação irá reger os vencimentos oferecidos. Podemos concluir que a carreira do profissional que opta por um curso de pedagogia é muito ampla e variada, tudo dependerá da área em que o pedagogo decidir se especializar.

Em relação a modalidade de estudo. Um mito muito comum na hora de considerar uma graduação em pedagogia ead é a ideia de que profissionais formados em uma faculdade de pedagogia a distância serão menos valorizados. Isto não reflete a realidade do mercado de trabalho. A verdade em relação a isso é que o ensino a distância está crescendo muito! O que vai determinar seu sucesso profissional é o seu desempenho e o seu dia-a-dia na empresa.

A dica para escolher uma instituição de ensino a distância é encontrar uma faculdade que seja credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC). Dessa forma não restará dúvidas que o ensino é de qualidade.

Confira também a grade e as disciplinas oferecidas. Verifique a possibilidade de fazer estágios durante a graduação, eles te dão mais experiência e conhecimento prático das atividades desenvolvidas pelo profissional da área que escolheu seguir.

Agora que você já conhece todas as vantagens e informações sobre modalidade de ensino a distância e sobre a profissão, é hora de encontrar o curso que mais vai te preparar para o mercado de trabalho e dar o primeiro passo em direção da realização do seu sonho!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *