O cálculo do IMC e os possíveis erros

Uncategorized

Todos concordam que a obesidade é um problema. Aumenta o risco de problemas de saúde como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, derrame e alguns tipos de câncer. O que as pessoas não concordam é a melhor maneira de determinar se alguém é obeso.

A medida mais comum usada no Reino Unido é o Índice de Massa Corporal (IMC). É uma maneira rápida, fácil e não invasiva de obter uma medição aproximada da gordura corporal de alguém. Você só precisa de sua altura e peso, que é ligado em uma equação simples para produzir um número que pode ser medido contra intervalos saudáveis ​​e não saudáveis ​​para sua idade e sexo.

Infelizmente, o IMC tem várias limitações claras quando se trata de realmente diagnosticar a obesidade – e mais uma vez foi criticado por especialistas em um recente artigo de opinião publicado.

A questão principal é que a medição simples do IMC não leva em consideração a composição corporal. Você poderia ser muito pesado para a sua altura, mas se esse peso é composto de músculo o fato de que o IMC rotula você como obeso ou com excesso de peso está claramente errado.

Isso significa que alguém pode ser “obeso”, mas metabolicamente apto, sem aumento do risco de doença devido ao seu peso. O oposto também é verdadeiro – você pode se encaixar em uma faixa de IMC saudável, mas tem uma barriga que aumenta o risco de certos problemas de saúde.

Os problemas com o IMC são nivelados em nível populacional, com estudos em larga escala mostrando que ter um IMC insalubre está ligado aos problemas de saúde associados à obesidade. Para os indivíduos, no entanto, simplesmente descobrir o seu IMC não vai lhe dar uma visão completa da sua saúde.

Ainda é útil saber o seu IMC, mas vale a pena arredondar as informações que ele fornece, elaborando também a sua relação cintura/altura, que você pode fazer facilmente com um pedaço de corda .

É um cheque simples que leva dez segundos. Se você tem pinças ou um conjunto de balanças inteligentes, você também pode ter uma idéia mais exata do percentual de gordura corporal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *