curso-de-pedagogia

O que estuda a pedagogia?

Notícias

O curso de graduação em Pedagogia é um dos 10 mais procurados por estudantes no Brasil e a busca tem constante aumento. Na modalidade EAD, está em terceiro colocado no ranking.

Se você busca por uma faculdade de pedagogia ead ou presencial, veio ao lugar certo! Trouxemos informações importantes sobre o curso e sobre a profissão de Pedagogo.

Como é a graduação em Pedagogia?

O curso, tanto a distância quanto o presencial, tem quatro anos de duração.

O pedagogo, que é o profissional graduado em pedagogia, pode atuar em diversas áreas, dentro e fora de instituições de ensino, como professor nos primeiros anos do ensino fundamental e na pré-escola, como professor ou auxiliar de sala. Além disso, o campo de atuação dele pode ser estendido à administração escolar, atuando como supervisor, orientador ou diretor escolar.

Durante os quatro anos do curso de pedagogia a distância, por exemplo, o aluno vai estudar conteúdos como: História da Educação, Escola e Sociedade, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Educação Ambiental e Cidadania, Sociologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Antropologia da Educação, Políticas Educacionais, Didática e Prática de Ensino, Currículo e Planejamento da Educação Básica, Fundamentos da Educação Pedagógica, Alfabetização e Letramento: conceitos e processos, Fundamentos da Educação Inclusiva, Metodologia do Ensino de Ciências e Saúde Infantil, Organização Didática do Ensino Fundamental, Organização Didática do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos – EJA, Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes, Gestão Educacional, Empreendedorismo na Educação, Pedagogia em Espaços não Escolares, Orientação e Supervisão Educacional, entre outras.

O que faz um pedagogo?

O pedagogo é um profissional que atua como professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental ou, caso prefira, no Ensino Fundamental I (até o 5º ano). Além do trabalho em sala de aula, o pedagogo também pode exercitar a sua profissão atuando em outras áreas referentes ao ensino e aprendizagem, como gestão, orientação e supervisão educacional.

Fora do ambiente escolar, o pedagogo pode atuar em órgãos, empresas privadas, ONGs, instituições de saúde, indústria de brinquedos, projetos culturais, mídias e editorias, elaborando e analisando conteúdos para o público infantil.

Como estudar pedagogia?

O curso de pedagogia EAD é uma excelente opção para quem estuda e trabalha. Desta forma, o estudante consegue equilibrar a vida entre o trabalho e estudos.

A grande diferença ao se optar pela educação a distância é a diversidade na aprendizagem que pode acontecer por meio de videoaulas online, em DVD, livros impressos ou digitais, com auxílio de conteúdos exclusivamente produzidos para esta modalidade de ensino.

Outra grande prova de que não existem diferenças entre o currículo presencial e online pode ser observada na certificação: o diploma é o mesmo! Isso quer dizer que não há nenhuma informação adicional de que o aluno completou o curso no modo presencial ou a distância. E não há motivos para ter, uma vez que o ensino tem a mesma qualidade!

Agora que você já sabe tudo o que precisa saber sobre a profissão, seu mercado de trabalho e currículo da graduação, é hora de escolher uma instituição que seja credenciada no MEC e mandar ver nos estudos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *