Muitas histórias sobre experiências de parar de tomar circulam na internet (mesmo ). Todos os avisar de uma premissa em comum: o desejo de parar de fazer algo que tornou-se um comportamento compulsivo de nossa sociedade.
E é que o consumismo é um ato que reproduzimos, por vezes inconscientemente, mas que tem grande relevância não só para quem compra um produto, mas para todo o mundo, cujos recursos que usamos para produzir o que vai comprar. Que é onde essas experiências são incomuns tornar interessante, e gostaríamos de dizer que, mesmo definindo.
Estes experimentos podem ser extremamente introspectivo, demonstrando para aqueles que têm feito o quanto você pode empurrar psicologicamente, a publicidade, tornando-nos escravos do desejo. Assim, o truque é não apenas em não comprar coisas, mas não exercem a ação, muitas vezes viciante, você vai às compras.
Assim, aqueles que realizam estas experiências são, com um desafio que envolve a ir contra o que é visto como normal em uma sociedade de consumo. No entanto, o próprio fato de que ele é um teste complexo, difícil para os olhos de qualquer um, garante que, ao fazer isso, o stop de compra, sem exceção, tem resultados benéficos imediatos. Entre as vantagens está a re-usar objetos que você tinha esquecido em casa; economizar mais e planejar para que o dinheiro em viagens ou experiências, e, em essência,
Então, eu quero e preciso, tomar um outro olhar para essas experiências. Aqueles que levar a prática para perceber as coisas (como dinheiro) de outra maneira. Você pode até mesmo melhorar o relacionamento interpessoal e com você mesmo, porque se você não ocupar o tempo e dinheiro na compra de inútil, é muito provável que seja capaz de olhar para o tempo de outra maneira; acho que, talvez, a esse tempo, em troca de dinheiro, e que por sua vez é transformada em propriedade, é, na verdade, o tempo investido na profissionalização, em tornar-se melhor em uma atividade ou tarefa; o tempo que poderia ser trocado em descobrir paixões, talentos e criatividade, ou mesmo em estar perto de pessoas que nos rodeiam ou encontrar caras novas em nossas vidas.
O que é descoberta de exterioridade
Nestes experimentos, podemos compreender melhor o que Guy Debord, sugeriu, ao falar da “sociedade do espetáculo”, em que, de acordo com este autor, estamos dedicados a ?acumular mostra?. Tudo é irreal: essa é uma grande representação. E o consumo de obras para extasiarnos, delícia, e afastar-se do que é real. Assim, por exemplo, para ir às compras.
Também é demonstrado como funciona isso ?chip? do consumismo. O documentário da BBC , tornou-se um tema central em seu trabalho de ensaio-documentário, O século do eu. Neste filme, Curtis explora como a teoria de Sigmund Freud, foi a principal influência do consumismo, como o governo e corporações nos Estados unidos aplicadas as teorias freudianas para a nascente de marketing e como ?a engenharia do consentimento?, isto é: para o controle de pessoas usando o circuito do desejo-consumo-desejo.
Portanto, fazer a experiência de parar de comprar compulsivamente pode focar nossa mente em um sentido amplo, fornecendo-nos com a consciência crítica e libertar-nos do jugo invisível que oprime a todos nós. Para não mencionar que é uma decisão de grande importância para o meio ambiente, porque por trás de cada coisa que nós não usamos ou jogar fora é uma grande cadeia de desperdício de nossos recursos naturais.
Vai experimentá-lo e ser o corajoso que escolher formas alternativas para se viver.
*Imagens: (desempenho realizado pelos alunos da Universidade de São Paulo, no Brasil, em dezembro de 2013)
Referências: Debord, Guy , acessado on-line