Como lidar com o luto depois de perder alguém especial?

Comportamento

A forma como o luto o afeta depende de muitas coisas, incluindo o tipo de perda que você sofreu, sua educação, suas crenças ou religião, sua idade, seus relacionamentos, e sua saúde física e mental.

Como é que a dor te afeta?

As pessoas reagem de maneiras diferentes à perda. Ansiedade e desamparo muitas vezes vêm em primeiro lugar. A raiva também é comum, incluindo sentir raiva de alguém que morreu por “deixar você para trás”. A tristeza vem muitas vezes mais tarde.

Sentimentos como estes são uma parte natural do processo de luto. Saber que eles são comuns pode ajudá-los a parecer mais normal. Também é importante saber que eles vão passar.

Algumas pessoas levam muito mais tempo do que outras para recuperar. Alguns precisam de ajuda de um conselheiro ou terapeuta ou do seu médico de família.

Mas acabar por aceitar a vossa perda, e os sentimentos intensos irão diminuir.

Como lidar com a dor e a perda

Não há solução instantânea. Você pode se sentir afetado todos os dias por cerca de um ano a 18 meses após uma grande perda. Mas depois deste tempo a dor é menos provável de estar na vanguarda de sua mente.

Há coisas práticas que você pode fazer para passar por um tempo de luto ou perda:

Expresse. Falar é muitas vezes uma boa maneira de acalmar emoções dolorosas. Falar com um amigo, familiar, profissional de saúde ou conselheiro pode iniciar o processo de cura.

Deixa-se sentir triste. É uma parte saudável do processo de luto.

Mantém a rotina.  Manter coisas simples como fazer o trabalho doméstico pode ajudar.

Sono. Tensão emocional pode deixar-te muito cansado. Se tens dificuldade em dormir, vê o teu médico de família.

Come com cuidado. Uma dieta saudável e equilibrada vai ajudá-lo a lidar com isso.

Evite coisas que entorpeçam a dor, como o álcool. Vai fazer-te sentir pior quando a dormência passar.

Vai ao aconselhamento, se te parecer bem. O aconselhamento pode ser mais útil após algumas semanas ou meses. Só tu saberás quando estiveres pronto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *