SEO é obscuro para muitos, principalmente para empresas que desejam investir em marketing digital e não têm muito conhecimento na área. Aqui, explicamos o que é e como funciona o SEO. Continue a leitura!
Entendendo o que é SEO
SEO significa Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como “otimização para ferramentas de busca”. Na prática, trata-se de um conjunto de ações que são aplicadas para otimizar sites e melhorar seu ranqueamento / posicionamento em ferramentas de busca como o Google, Bing e Yahoo, aparecendo em destaque.
Um dos grandes diferenciais do SEO é que a melhora no ranqueamento é feita de forma orgânica, ou seja, não é preciso pagar para ter um site melhor posicionado em ferramentas de busca, o que é mais vantajoso em longo prazo.
Como funciona o SEO otimização de sites
O trabalho de otimização de sites é feito por meio da aplicação de diferentes metodologias de SEO e marketing digital. Normalmente, essa atividade envolve:
- Identificação de problemas que dificultam um melhor ranqueamento do site e definição de ações a serem tomadas para eliminá-los;
- Alteração do site com base em palavra-chave, aprimoramento do código HTML e da estrutura para melhorar a navegação e a experiência do usuário;
- Produção de conteúdo de qualidade e relevante, que promova um maior engajamento com o público-alvo da empresa;
- Trabalho com URLs amigáveis (curtas e otimizadas) e metatags;
- Criação e estabelecimento de autoridade, tornando-se referência no segmento, o que é possível, por exemplo, com uso de links externos, entre outras ações.
É importante mencionar que essas são técnicas normalmente aplicadas, mas que outras podem ser sugeridas de acordo com as necessidades e os objetivos da empresa.
Para saber o que executar para otimização de sites, contrate uma agência de marketing digital, de preferência uma que seja parceira Google, para assegurar a qualidade do trabalho.