Em uma sala de estar as cortinas são itens indispensáveis! Se você duvida, experimente deixá-la sem. Em pouco tempo você perceberá que o excesso de luz nesse ambiente irá deixá-lo bastante desconfortável.
A cortina para sala contribui para um ambiente confortável, mantém o ambiente com uma boa luminosidade, garante a privacidade e ainda deixa o cômodo muito bonito. Mas, para ter tudo isso é necessário comprar as cortinas ideias para você.
Quer saber como acertar na escolha? Continue a leitura:
Cortinas para sala de estar: qual a melhor?
Para acertar na escolha é necessário avaliar o ambiente como um todo. Comece medindo o local que a cortina ficará, saiba a altura e a largura que ela precisa ter. Inclusive, existe um tamanho ideal para que deixe a sala bonita e impeça a entrada do excesso de luz.
Para a largura, é bom que ela passe cerca de 20cm de cada lado da janela, dessa forma impede a entrada de luz. É interessante que a cortina para sala vá do teto até o chão, pois isso traz a sensação de aumentar o pé direito da casa e deixa o local bem mais confortável e aconchegante.
As cortinas menores, que acabam logo após a janela, são mais indicadas para cômodos que tem um móvel logo abaixo que impede a cortina mais longa.
Agora, para escolher o modelo ideal, é preciso avaliar o seu objetivo que você quer com a cortina. Cada modelo possui uma funcionalidade diferente, além é claro de contribuir para o design do cômodo.
Existe, por exemplo, as cortinas blecaute, que impedem 100% da entrada de luz. Há também os modelos de voal, um tecido bem fininho que transmite clareza e leveza.
Acerte na cor da cortina para sala
A cor faz toda a diferença em todos os aspectos. No design, na decoração e também na temperatura do ambiente. As cortinas escuras, por exemplo, impedem melhor a entrada de luz. Mas também retém mais calor e deixa a sala mais quente. Se a sua janela recebe muita luz solar, o ideal é que seja uma cortina com tons claros.
Por esse motivo, o mais indicado para as cortinas para sala são os tons em pastel, branco, bege, rosé ou outra cor clara. Além de deixar o ambiente mais fresco, deixa mais leve e aconchegante.
Tem ainda os modelos coloridos ou estampadas. São interessantes para completar a decoração, mas tenha cuidado para não cair em excesso de cores.
Modelos e tipos de cortinas para sala de estar
Existem muitos, mas muitos modelos e tipos de cortinas para sala de estar diferente. Agora que você já sabe algumas dicas básicas que ajudam na escolha, chegou o momento de decidir entre os mais diferentes modelos.
Cortina blecaute para sala
Esse é o modelo mais recomendado para quem quer impedir 100% da entrada de luz. Logo, você terá uma sala bem aconchegante, sem luminosidade excessiva e ainda cria um ambiente bem agradável para assistir.
É um modelo um pouco mais grosso e, tem gente que não gosta da sua aparência. Mas há possibilidade de colocar uma outra cortina na frente, deixando-a mais leve e com aspecto mais bonito. Podendo ser, por exemplo, de voal. É perfeita para sala de estar, escritórios e quartos.
Cortinas para sala estilo rolô
Esse modelo é mais discreto e mantém a privacidade dos moradores da sua casa. A abertura e fechamento é feita por rolamento para cima. É possível ainda deixá-la escondida no próprio gesso ou ainda em um cortineiro com essa finalidade.
As cores são variadas e a escolha depende da decoração do restante da sua sala e do sentimento que você quer transpassar nesse cômodo.
Cortinas para sala de estar estilo romano
Sofisticadas, bonitas e com bastante seriedade. As cortinas para sala no estilo romano deixam o ambiente bastante elegante. Combina com salas mais neutras, com uma decoração mais discreta. A peça tem linhas horizontais e o sistema de abertura e fechamento também é estilo rolo.
A escolha da cortina para sala perfeita leva em consideração o seu objetivo, a decoração e o ar que você quer transmitir em sua sala. Não importa qual o modelo escolhido, o importante é ter uma para deixar sua sala agradável e bastante aconchegante!