Controle o que aconteceu, e se preocupar o tempo todo para o futuro não vai nos salvar do sofrimento. Algumas palavras para nos encorajar a viver no presente.
Quando você ama alguém,
a melhor coisa que você pode oferecer é a sua presença.
Como você pode amar se você não está lá?
Thich Nhat Hanh
Parar de ruminação sobre o passado e de preocupar com o que vai acontecer é libertadora. Entre a uma e a outra extremidade é porque em momentos deixamos de ser monitorado pelo ego hiperracional.
Ele não está longe, o significado da palavra presença no conceito ?estar presente?. Pessoas que são capazes de transformar a sua atenção sobre o que ouvir, o que eles dizem, o que eles olham, às vezes, parecem ser rodeado por magnetismo, é a força que desperta a atenção, o carpe diem, o savoir faire, o ?
Mas, por que se preocupar para se cultivar a atenção, se o momento atual é tão efêmera?
Arte: Jim Denevan
Para parar de ser preso . Se segurar no que já aconteceu, e querendo vencê-lo para o que está por vir: o que traz a mente para ir e voltar? O medo da dor. De alguma forma o ego acredita que se você tem controle sobre o que aconteceu e está preocupado o tempo todo para o futuro, então, o conflito ou o sofrimento pode ser evitado.
O que está aqui e agora é tudo que existe. De momento, dar forma, paradoxalmente, o passado e o futuro; nós tomamos decisões a todo o momento.
Entre a filosofia , muitas vezes você vai ouvir que a liberdade é o lugar onde seus pés estão. Os pensamentos vêm e vão, em grandes quantidades, e são eles que nos transportam flutuando entre as nuvens. Se permitirmos que isso aconteça, estamos permitindo que a mente, pensamentos obsessivos, nos controlando, quando deveria ser o contrário. Isso não significa que você deve privar-me dos sentimentos ou idéias que surgem, mas você deve observá-los e deixá-los ir.
A metáfora dos pés no chão é um bom incentivo; na meditação, você aprende a usar o corpo para controlar a mente . Mas você não tem que treinar com a árdua meditação, se você não quiser. O simples ato de prestar atenção a tudo o que faz no momento (por exemplo, a sua respiração) já é uma meditação (ou uma viagem para o interior de nossa mente).
Talvez
Tentar viver no presente, nos dá um reflexo da humildade que não podemos controlar. Que a vida depende da respiração seguinte. Por ser presente, você aprende. Você absorver a informação. Você observar os seus padrões. Você está mais disposto a mudar.
Não deixe o passado para criar o seu futuro, fique presente no aqui e agora.
*A fotografia Principal: Sanja Marusic