Como funciona a vacina da gripe? Saiba porque é importante a proteção contra Influenza

Saúde

A gripe é uma doença viral respiratória contagiosa, causada pelo vírus influenza A ou influenza B. Normalmente causa sintomas como dor de garganta, nariz entupido, tosse, febre e dores no corpo. No hemisfério norte, a gripe é mais comum no inverno. O pico de actividade da gripe ocorre geralmente nos meses de inverno, quando os postos de saúde abrem as campanha para a  Vacina da Gripe 2020. Entretanto, não é preciso esperar a data chegar para solicitar a imunização em qualquer unidade do SUS. Basta levar consigo a carteirinha de identificação acompanhada da identidade.

A gripe é mais grave nalguns anos do que noutros. Por exemplo, a temporada 2017-2018 foi particularmente grave, com cerca de 80.000 mortes relacionadas com a gripe. A temporada 2018-2019 não foi tão ruim, mas ainda teve um impacto real: o Ministério da Saúde estima que houve 37,4 milhões a 42,9 milhões de doenças de gripe no ano passado, causando uma estimativa de 36.400 – 61.200 mortes de gripe.

A maioria das pessoas melhora sem precisar de hospitalização, mas algumas ficam muito doentes. Os adultos mais velhos são especialmente propensos a ficar perigosamente doente por apanhar uma gripe.

Este mês, você provavelmente será encorajado a ser vacinado também de acordo com o calendário da sua cidade. Então, neste artigo tire as suas dúvidas sobre aquilo que é preciso fazer para se imunizar contra esse vírus que é um dos mais comuns que há.

No entanto, a gripe às vezes causa problemas de saúde mais graves, que chamamos de “complicações.”Estes são mais propensos a acontecer com as pessoas que são mais velhas, têm outras condições crônicas, ou têm um sistema imunológico enfraquecido.

A complicação mais comum da gripe é a pneumonia, o que significa uma infecção grave dos pulmões. Tais casos de pneumonia são por vezes puramente virais. Mas é mais comum para eles serem causados por bactérias, que são capazes de infectar os pulmões devido ao corpo ser enfraquecido pela infecção da gripe.

Muitos adultos mais velhos também parecem experimentar o agravamento de qualquer doença cardíaca ou pulmonar crônica, quando eles experimentam gripe. Estas complicações da gripe muitas vezes causam hospitalização ou até mesmo morte.

Como é que a vacina contra a gripe ajuda a proteger uma pessoa da gripe e qual a sua eficácia?

A vacina contra a gripe atua estimulando o organismo a produzir anticorpos contra quaisquer estirpes de gripe incluídas na vacina desse ano. Após a vacinação, o sistema imunitário do organismo demora cerca de duas semanas a criar os seus anticorpos contra a gripe.

Nossos corpos são capazes de combater infecções virais muito mais rapidamente se já temos anticorpos correspondentes disponíveis quando um vírus tenta criar doenças em nossos corpos. Se não tivermos anticorpos correspondentes disponíveis, então experimentaremos mais doenças, e levará mais tempo para que nossos sistemas imunológicos controlem a infecção.

A coisa complicada sobre a gripe é esta: tanto a influenza A E B têm uma tendência a estar constantemente mudando em estirpes ligeiramente diferentes. Isso significa que todos os anos, os cientistas devem estudar quais extirpes de gripe estão presentes, e tentar prever a quais seremos expostos, durante o próximo inverno. As vacinas contra a gripe são então desenvolvidas, para corresponder a essas estirpes. (É por isso que a vacina contra a gripe tem de ser administrada todos os anos.)

Às vezes, a previsão científica funciona bem. Neste caso, dizemos que a vacina foi bem adaptada aos vírus influenza que circulavam naquele inverno, e a vacinação contra a gripe terá sido mais eficaz na prevenção da gripe.

Mas há anos em que as estirpes de gripe que mais circulam no inverno não são as que os cientistas esperavam. Estes são os anos em que a vacina contra a gripe não é bem compatível, e tende a haver mais doenças e hospitalizações.

O CDC estima que, quando a vacina está bem associada aos vírus da gripe em circulação, a vacinação contra a gripe reduz o risco de doença gripal entre 40% e 60%, para a população em geral.

Várias vacinas contra a gripe estão disponíveis todos os anos. As vacinas contra a gripe trivalente está disponíveis há mais tempo: estas protegem contra duas extirpes de influenza A e uma estirpe de influenza B. vacinas contra a gripe” quadrivalente”, disponíveis desde 2012, protegem contra dois tipos de influenza A e duas estirpes de influenza B.

As vacinas também variam em termos de se eles são “dose padrão “versus” dose alta”, e um tipo inclui um “adjuvante”, que é um aditivo projetado para aumentar a resposta do sistema imunológico à vacina. (Mais resposta é melhor, na medida em que significa mais proteção contra futuras infecções. Vou discutir vacinas de alta dose e adjuvantes mais tarde neste artigo, na seção abordando vacinas contra a gripe para adultos idosos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *