iluminação para jardim de inverno

Como garantir iluminação para seu jardim de inverno

Decoração

A função do jardim de inverno é exatamente essa: melhorar a iluminação interna da sua casa através dessa área aberta dentro da sua casa. Dependendo do projeto arquitetônico, é exigida a presença de um jardim de inverno com intuito de promover a entrada da luz natural. É o caso de construções que são coladas com o muro e, não há possibilidade de abrir uma janela.

Apesar do intuito deste ponto da casa ser exatamente o de promover luz natural, em alguns casos o resultado não obtido não é satisfatório. Por isso o planejamento do jardim de inverno torna-se imprescindível para garantir a iluminação. Para não errar na hora de montar o seu, prossiga com a leitura desse material:

Para que serve um jardim de inverno

É um ponto de iluminação interno. Pode ser aberto ou com cobertura em policarbonato ou de vidro de alta resistência. Ele permite a entrada da luz de sol e também melhora a ventilação e circulação do ar dentro do ambiente. Além da luz e do ar, também torna-se um bom aliado na decoração.

Geralmente é usado para criar, literalmente, um jardim dentro de casa. Por ter a luz do sol e ventilação, é o ambiente perfeito para um espaço verde, com flores, suculentas e pequenas árvores.

O tipo de vegetação do seu espaço verde dependerá do tamanho disponível. Jardins menores, exigem plantas menores. Mas, se tiver uma metragem um pouco maior, pode até pensar em pequenas árvores, como o coqueiro anão. O que fará verdadeiramente a diferença, será os detalhes como as pedras, os caminhos e os acessórios utilizados para compor o design.

O mais interessante do jardim de inverno, é que ele cria um ambiente incrível dentro de casa. Não precisa nem sair para poder respirar ar puro! Afinal, você terá isso bem no meio do seu lar. O espaço pode ser usado para criar uma pequena área, com espaço para um banco, ou uma ou duas cadeiras para conversar, descansar ou tomar um café.

Como manter o jardim de inverno sempre iluminado?

Em alguns projetos, a casa não tem espaço ou disponibilidade para a abertura de janelas. Para solucionar esse problema, criando um espaço de iluminação e ventilação, cria-se um jardim de inverno com a metragem mínima de 1,5m por 1,5m. Dessa forma, garante uma iluminação adequada. Menos que isso, a luz e a entrada de ar são prejudicadas.

Existe a possibilidade de colocar cobertura no jardim de inverno. Entretanto, dependendo do material utilizado para esse fim, poderá prejudicar definitivamente a entrada da luz natural. O ideal é colocar um material transparente e altamente resistente, como o vidro ou a cobertura de policarbonato.

O policarbonato é um material muito resistente, perfeito para coberturas de jardins de inverno. Existe a cobertura de policarbonato móvel e a fixa. Com a móvel, você poderá abrir para aumentar a ventilação de ar. Se optar pela fixa, não será possível essa abertura maior. Existe a possibilidade de cobrir o espaço e deixar um espaço aberto para manter a circulação.

Há ainda outra opção, o toldo retrátil. O toldo é um material bem resistente e, tem coloridos e transparentes. Não é tão utilizado em jardim de inverno, mas existe essa possibilidade dependendo do caso e da necessidade.

Decoração para jardim de inverno

Agora que você tem um espaço iluminado e com uma boa circulação de ar, é hora de planejar a decoração desse ambiente! Como o próprio nome sugere, é um jardim, portanto cai muito bem criar uma área verde. É ótimo para que gosta de cuidar das plantinhas e perfeito para purificar o ar.

Além de tudo, esse espaço cria um visual incrível bem no centro da sua casa! Use paredes de vidro ou janelas para dar acesso a ele e garantir que toda essa luz passe por outros cômodos. Além de deixar o lugar bonito, aconchegante e fresco, ainda dá uma boa economizada na conta de luz.

Dentro do próprio jardim, crie espaço com fonte, arandelas e um pequeno espaço para sentar e relaxar. Uma mesinha de centro para um chá ou café. Com toda a certeza será um ambiente que trará muita luz e alegrias para sua casa. Vale muito a pena investir em um bom jardim de inverno!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *