O e-commerce cresce mais de 22% anualmente, ele já representa cerca de 7% de todo o varejo nacional, mas como fazer seu e-commerce ter sucesso? Se você quer empreender, mas não sabe como iniciar, esse post é perfeito para você. Já que vamos falar sobre as principais estratégias para que você tenha um e-commerce de sucesso.
Porém, antes vamos falar sobre alguns pontos importantes para você considerar, antes de mergulhar de cabeça no empreendedorismo digital. Primeiramente, é essencial ter tempo para se dedicar. Muitas pessoas pensam em abrir um e-commerce como uma segunda fonte de renda. Portanto, sem a dedicação necessária seu e-commerce não se destacará e não fará o sucesso que deseja.
Aliás, outro fator que ajuda bastante no sucesso do seu negócio, é estudar outras cases de sucesso de e-commerce dentro do mesmo nicho de atuação que você escolheu. Faça uma pesquisa na internet, encontre alguns e-commerce e se questione:
- Quais são os diferenciais?
- O que há de inovação?
- O que os clientes mais elogiam?
- Quais são as maiores reclamações?
- Como você poderia melhorar o que é oferecido?
- Quais são as falhas?
Com essa listinha em mão, você já consegue traçar alguns pontos para ser trabalhado em seu e-commerce. Entretanto, esses não são os únicos pontos para saber como fazer um e-commerce de sucesso. O principal foco que seu e-commerce precisa ter é o cliente.
Cliente, a peça principal para o sucesso do seu e-commerce.
Sim, esse sempre deve ser o foco do seu e-commerce. Quando você pensa em seu cliente, na experiência que ele tem, está automaticamente estabelecendo o sucesso do seu negócio.
Por isso, antes de mais nada, entenda o seu público-alvo. Quais são as dores que ele tem? Como seu e-commerce vai resolver isso? O que você pode oferecer que fará o seu negócio se destacar dos demais? Dessa forma, fazer mais do mesmo, não fará com que seu cliente deixe de comprar em um lugar que ele confia, para comprar em uma loja nova. Você precisa dizer e fazer mais para conquistar sua atenção.
Uma pesquisa do IBGE de 2012 relatou que cerca de 60% das empresas que abrem no Brasil quebram em menos de 5 anos. Qual é o motivo para isso? Falta de planejamento, falta de capacitação para administrar o negócio, não conhecer o mercado de atuação e principalmente, não entender as dores do seu público-alvo.
Então, antes de pensar no modelo do seu site, em fornecedores ou na margem de lucro, estude seu mercado, sua concorrência e quais soluções você irá oferecer para sua persona.
Websites que vendem, não tem como foco ter lucro ou status, o objetivo é trabalhar para o cliente. Assim, seu cliente precisa estar satisfeito sempre. Ele precisa encontrar o produto que precisa, com um preço atrativo, ter uma boa experiência de compra, receber no prazo correto e com qualidade. Lembre-se: “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”.
Dicas para um e-commerce de sucesso
Agora que já falamos um pouco sobre nossa estrela, o cliente e a importância de conhecer o mercado. Vamos falar sobre outros pontos essenciais para descobrir como ter um e-commerce de sucesso.
Tenha um nicho. Por incrível que pareça lojas que possuem um nicho bem definido vende mais. Portanto, vai montar uma loja de alimentos, foque em uma linha de produtos, exemplo, loja de alimentos naturais ou vegetariano.
Seja claro no seu objetivo, o cliente precisa entender logo de cara qual problema sua loja resolve. Um exemplo de sucesso é a loja 33 e 34, que vende sapatos apenas nessa numeração.
E-commerce de assinaturas, esse é um modelo que vem crescendo muito. As pessoas pagam uma assinatura mensal para receber produtos específicos em sua casa. Hoje é possível encontrar assinaturas de produtos de beleza, produtos para cachorros, entre outras.
Tenha parceiros confiáveis. Um e-commerce envolve uma gama significativa de parceiros para fornecer produtos e tecnologias. Se um parceiro oferecer um serviço ruim, pode ser um desastre para toda operação.
Qual é o seu diferencial? Não seja mais um no mercado. Busque fornecedores que possam lhe oferecer uma vantagem competitiva, tenha cuidado no momento de embalar seu produto.
Invista na tecnologia. A tecnologia é excelente e ajuda muito na apresentação da loja, na entrega, nos mecanismos de busca, no pagamento, entrega e na gestão de marketing digital para e-commerce. Porém, é preciso investir com prudência no início para não quebrar o seu negócio.
Por fim, não esqueça de dar uma atenção especial a logística. Procure formas de entregar rapidamente e com qualidade.
O segredo do sucesso é o marketing digital
Pronto, você tem o cliente como estrela, investiu em uma boa apresentação do produto, definiu seu nicho, tem ótimos parceiros e um processo de logística eficiente. Qual é o próximo passo? Mostrar ao seu cliente que você está lá. E com faz isso? Com marketing para e-commerce.
Sem uma boa estratégia de marketing digital, seu e-commerce é como uma loja no porão, ninguém passa na frente, por isso, ninguém entra. Ao abrir um e-commerce é fundamental investir em marketing digital. Fazer anúncios em sites, no Google, em redes sociais, criar newsletter, entre outras estratégias.
E isso, só é possível se sua loja tiver uma boa gestão de marketing para e-commerce. Não deixe que seu e-commerce entre para a estatística das empresas que falem nos primeiros anos. Comece do jeito certo, invista em marketing digital.