Ser aprovado no Exame de Ordem é obrigatório para quem quer atuar como advogado no Brasil.
Então se você quer informações sobre como passar na prova da OAB, principalmente na segunda fase, veio ao lugar certo. Continue lendo esse texto e confira tudo o que você precisa saber.
Como funciona a prova da OAB
As questões da primeira fase da prova do Exame de Ordem são generalistas e avaliam o conhecimento acumulado pelo examinando ao longo do curso de graduação.
Para a aprovação na primeira fase, o examinando deve acertar pelo menos 40 questões, ou seja, 50% da prova.
Atingida essa pontuação, o examinando estará habilitado a realizar a segunda fase do Exame: a prova prático-profissional. Na inscrição, o examinando deve eleger uma das seguintes disciplinas: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário. A prova escrita discursiva é composta por uma peça profissional (valendo 5,00 pontos) e quatro questões práticas (valendo 1,25 ponto cada), sob a forma de situações-problema.
E se você escolher Direito Penal para a segunda fase, precisa estar bem preparado. E para te ajudar, nós preparamos uma lista com as peças mais cobradas em Direito Penal, desde a edição de número 4 do Exame. Confira:
- XXIX Exame de Ordem – Agravo em Execução
- XXVIII Exame de Ordem – Recurso em Sentido Estrito
- XXVII Exame de Ordem – Contrarrazões de Apelação
- XXVI Exame de Ordem – Memoriais
- XXV Exame de Ordem – Recurso de Apelação
- XXV Exame de Ordem – Resposta à Acusação
- XXIV Exame de Ordem – Agravo em Execução
- XXIII Exame de Ordem – Memoriais
- XXII Exame de Ordem – Apelação
- XXI Exame de Ordem – Resposta à Acusação ou Defesa Preliminar
- XX Exame de Ordem – Memoriais
- XX Exame de Ordem – Memoriais
- XIX Exame de Ordem – Contrarrazões de Apelação
- XVIII Exame de Ordem – Recurso de Apelação
- XVII Exame de Ordem – Memoriais Finais
- XVI Exame de Ordem – Agravo em Execução
- XV Exame de Ordem – Queixa-Crime
- XIV Exame de Ordem – Memoriais Finais
- XIII Exame de Ordem – Recurso de apelação
- XII Exame de Ordem – Apelação
- XI Exame de Ordem – Recurso em sentido estrito
- X Exame de Ordem – Revisão Criminal e Justificação
- IX Exame de Ordem – Memoriais
- VIII Exame de Ordem – Resposta à acusação
- VII Exame de Ordem – Apelação como assistente da acusação
- VI Exame de Ordem – Petição de relaxamento de prisão
- V Exame de Ordem – Apelação
- IV Exame de Ordem – Apelação
Prepare-se para o Exame de Ordem
O Exame de Ordem não é uma prova fácil. A taxa de reprovação vem crescendo a cada ano. Mas para não fazer parte dessa estatística, você precisa de um bom preparatório OAB.
Vale ressaltar que apenas o conhecimento adquirido durante a graduação não é o suficiente para se sair bem na prova. Então, vale a pena apostar em um curso online OAB e ser aprovado de primeira.
No cursinho OAB você vai ter acesso aos conteúdos atualizados e explicados por professores capacitados. Com as videoaulas OAB você pode gerenciar melhor seu tempo de estudos, e pode estudar em qualquer local, bastando ter um dispositivo com acesso à internet, seja um computador, tablet ou smartphone.
E além do curso OAB, você pode garantir uma melhor preparação respondendo questões de Exames já realizados. Essa prática faz com que você fixe melhor os conteúdos que aprendeu durante o curso preparatório. E ainda pode conhecer melhor a Fundação Getúlio Vargas, a FGV, pois ela é a empresa responsável pela organização do exame. Assim você consegue observar qual é o estilo de cobrança da banca, o tamanho das questões, e pode simular o dia da prova.
Então, agora que você já sabe o que mais cai na peça de Direito Penal e a importância de estar bem preparado para a prova do Exame de Ordem, já pode começar a se preparar para realizar o Exame.
Como já dissemos anteriormente, para atuar como advogado ou advogada no Brasil, é obrigatório ser aprovado no Exame de Ordem, por isso essa prova é tão importante e merece uma atenção e preparação especial.
Com certeza, com a preparação certa e se dedicando aos temas citados acima, você irá sair bem e poderá realizar seus sonhos profissionais.