imagem de uma cozinha com passadeira no chão

Como escolher um tapete passadeira para cozinha?

Geral

A cozinha é o ambiente mais movimentado da casa, por isso, muitas pessoas ainda têm dúvidas se devem ou não usar um tapete passadeira para cozinha. Usar ou não usar é um gosto muito pessoal. Entretanto, vamos te dar algumas dicas sobre como escolher o tapete passadeira, que poderão mudar sua opinião sobre esse acessório para cozinha!

O tapete para cozinha possui várias funções, ele serve para proteger o piso, delimitar espaços, para compor a decoração, deixar o ambiente mais confortável e aconchegante. Porém, quando não se acerta na escolha do modelo, o acessório pode acabar dificultando o dia a dia, e é claro que ninguém quer isso!

O primeiro passo para escolher o tapete ideal para cozinha é pensar no material. Ele precisa ser leve e resistente, já que será utilizado várias vezes durante o dia. Precisa ser de fácil remoção e principalmente, precisa ser fácil de lavar! Aliás, o tapete também precisa ter uma certa resistência água, pois ficará em contato constante com ela.

Assim, o ideal é que o tapete tenha as tramas mais abertas, isso evita que o tapete crie umidade. Nesse caso, as fibras sintéticas são as mais indicadas para os tapetes para cozinha, já que liberam a passagem de água e não deixar formar bolor.

Falando em umidade, outro ponto fundamental de um tapete para cozinha é que ele seja antiderrapante. A cozinha é um ambiente que sempre tem respingos de água pelo ambiente. E ter um tapete que não seja antiderrapante pode ser um risco para os moradores, provocando sérios acidentes.

Então, é essencial ficar atenta a essa questão no momento de comprar um tapete para cozinha, ainda mais se você tiver idosos e crianças na casa.

 

Quais são as vantagens e desvantagem de ter um tapete na cozinha?

O tapete ou a passadeira como também são conhecidas, oferecem várias vantagens! Vamos conferir algumas:

  • Ajudam a proteger o piso de maiores desgastes
  • Quando possuem base antiderrapante, reduzem os riscos de acidentes na cozinha
  • Deixam o ambiente mais aconchegante
  • Permite a absorção de respingos de água
  • Compõe melhor a decoração
  • Como não precisa de grandes peças, é mais econômico

Agora que já citamos todas as vantagens, vamos citar as desvantagens:

  • Dependendo do material, pode ser difícil de lavar
  • Modelos que não possuem base antiderrapante podem ser perigosos
  • Materiais que não sejam impermeáveis podem ter menor durabilidade

Bom, já que você conheceu todas as vantagens e desvantagens do tapete, vamos falar um pouco sobre a passadeira que também é considerado um tapete para cozinha.

O que é tapete passadeira? Basicamente, é um tapete, só que em formato retangular, mais longa e estreita que um tapete convencional. São usadas para proteger os pisos em espaços de alto tráfico, como áreas da cozinha, corredor e sala.

Existem diversos tipos de passadeira para corredor, elas variam no tipo de material, que podem ser de fibras naturais ou sintéticas. As fibras naturais mais usadas são a fibra de coco, a lã, o bambu, o sisal e a juta. Já em relação às fibras sintéticas, as mais usadas são o poliéster e o nylon. Para escolher o tapete passadeira para cozinha é essencial pensar no design da peça, pois pela precisa proteger o chão e evitar acidentes. Além é claro de compor a decoração da cozinha!

 

Dicas para adquirir um tapete passadeira para sua cozinha

Antes de comprar tapete passadeira para cozinha é essencial pensar em quatro pontos! Esses pontos são essenciais para que você compre um produto que ofereça o máximo de benefícios!

O primeiro passo é pensar em o que é passadeira? É um tapete retangular, estreito e mais comprido que os demais. Na cozinha ele é usado principalmente na área da pia. Para comprar o tapete ideal, é essencial pensar no tamanho da bancada da sua pia. Então, onde usar passadeira na cozinha? O ideal é que o tapete acompanhe toda a bacana da pia e do fogão, já que esses são os espaços com maiores chances de respingos.

Caso, a pia e o fogão, não estejam na mesma bancada, o ideal é que você compre um jogo de tapetes para proteger essas áreas. Com essa informação em mãos, é hora de pensar em qual material é o ideal.

Antes de mais nada confira se o tapete é antiderrapante, isso é essencial para evitar acidentes! Procure um tapete com tramas mais largas para evitar o acumulo de umidade. Por fim, o material precisa ser leve e resistente, para facilitar a limpeza do acessório!

Já a escolha da estampa e do acabamento, não existe muita regra, ela precisa combinar com a decoração e ajudar a destacar o chão e principalmente, combinar com sua decoração!

Com toda certeza a melhor forma de comprar tapete passadeira de cozinha online! Já que você consegue ter uma variedade muito grande de opções! Anote todas as medidas que você precisa, fique de olho no material e na base antiderrapante e aproveite muito seu tapete passadeira para cozinha!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *