A imagem mostra uma tela de alambrado usada para cercar uma área verde.

O que é arame galvanizado?

Geral

O arame galvanizado é a matéria-prima para muitos produtos, seja para uso comercial, industrial e residência. Mesmo que você não saiba, já deve ter algum produto com esse material. Mas, antes de falar sobre seu uso, antes vamos entender mais sobre esse material.

O que é o arame galvanizado? Esse tipo de arame é feito de aço, só que o aço é um material e sobre oxidação muito fácil quando entra em contato com o ar e com a água. Isso faz com que esse material tenha um tempo de vida reduzido. Por isso, o arame de aço recebe o tratamento para se tornar galvanizado.

O processo de galvanização nada mais é que um banho de imersão em zinco quente. Quando seco, o zinco gruda no aço, formando uma camada protetora que torna o material mais resistente as ações do tempo. Ainda há uma outra forma de realizar o processo de galvanização.

A imagem mostra uma tela de alambrado usada para cercar uma área verde.

A eletrogalvanização, só que em vez de ser mergulhado diretamente no zinco, o arame de aço recebe um banho eletrólito que após a secagem se torna zinco. Aliás, ainda existem outros tipos de proteção que podem ser adicionadas ao arame de aço para aumentar sua vida útil.

São eles o acabamento com pintura eletrostática epóxi pó, em que o aço e a tinta em pó recebem uma carga elétrica oposta para ficar a tinta. Esse processo torna a tinta mais maleável, consecutivamente se evita a quebra, o que aumenta a proteção do arame.

Por fim, ainda temos a proteção com PVC, nesse caso o arame galvanizado recebe um revestimento de PVC de alta aderência, o que melhora sua durabilidade e acabamento. Mas, o arame galvanizado enferruja? Não, justamente devido às camadas de proteção que ele recebe! Por isso, é sempre optante optar por um material de qualidade!

 

Quais produtos usam esse material em sua fabricação?

Depois que você entendeu mais sobre o processo de fabricação e a importância de todas essas etapas, vamos descobrir, arame galvanizado para que serve? Esse material é aplicado nos seguintes usos:

  • Na construção civil, é aplicado a treliças, hastes e cofragens;
  • Na fabricação das estruturas dos carros;
  • Em equipamentos e utensílios domésticos;
  • Na agricultura, na montagem de pomares de frutas, cercas lisas, currais, vinhedos, entre outros;
  • Na fabricação de peças para indústria, como cabos, clipes e malhas;
  • Confecção de produtos artesanais;
  • Grampos;
  • Grades de proteção.

Entretanto, ainda existem outras aplicações que vale a pena falar um pouco mais.

Tela de arame galvanizado: esse modelo de tela é a mais comum, podemos encontrar em áreas residenciais, comerciais e industriais. Entretanto, na maioria dos casos, a tela recebe um acabamento mais sofisticado, seja com o PVC ou com a pintura epóxi. Esse acabamento é essencial para que o produto tenha um acabamento mais agradável e possa ser aplicado em mais locais.

Cerca de arame galvanizado: grandes áreas rurais optam pela cerca desse material, principalmente para conter animais e demarcar territórios.

Tela de arame galvanizado para cerca: você também pode optar pela tela de arame fabricada para cercas, elas são conhecidas pelo nome de alambrado ou gradil.

A tela de alambrado possui um acabamento mais rústico, excelente para cercar áreas rurais. O gradil tem excelente acabamento, por isso, vemos em parques, áreas comerciais e até como muro em residências.

Aliás, a concertina também se utiliza do arame galvanizado em sua fabricação. A concertina para quem não conhece é uma barreira de segurança laminada, que possui uma forma espiralada. No seu comprimento, existem pequenas lâminas pontiagudas, penetrantes e cortantes.

 

Benefícios do arame galvanizado

Como falamos anteriormente, após o aço receber o processo de galvanização ele se torna mais resistente. Assim, podemos afirmar que esse é um dos maiores benefícios desse material. Inclusive, para quem mora em áreas litorâneas, esse material é ideal para cercamentos. Porém, prefira o arame galvanizado com acabamento em PVC, para aumentar ainda mais a durabilidade.

Outro ponto forte desse material, é que ele exige uma menor quantidade de manutenções. As cercas fabricadas com esse produto, quase não precisa de manutenção, sendo somente indicado verificar a qualidade da tensão dos fios.

Como pudemos ver, o arame de aço galvanizado possui uma grande diversidade de uso, o que é mais um benefício deste produto. Por fim, ainda podemos falar sobre mais um benefício, o custo-benefício!

Entre todas as opções de arames do mercado, o galvanizado é o que possui o melhor custo-benefício! Afinal, ele não enferruja, dura por muito tempo, não tem manutenção e possui um acabamento perfeito!

Então, se você não sabe onde comprar arame galvanizado, confere algumas opções de tela de arame galvanizado de alta qualidade! Mas, antes de comprar se atente sobre as especificações técnicas do seu projeto. Já que alguns projetos precisam de uma espessura específica! Assim, você evita erros no momento de comprar o arame galvanizado ideal para o seu projeto!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *