mulher feliz com a mão no rosto

Cuidados essenciais para uma pele do rosto perfeita. Confira!

Geral

A pele do rosto precisa de cuidados especiais para permanecer sempre bonita, livre de manchas, com textura regular e tonalidade uniforme. Uma das formas de atingir esses resultados é adotar hábitos específicos, utilizando os produtos para o rosto corretos.

Mas, quais são esses hábitos / cuidados e produtos para a pele do rosto? Aqui, indicamos os principais que devem fazer parte de sua rotina para ter uma pele incrível. Confira!

 

Principais cuidados com a pele do rosto

A pele do rosto é delicada e demanda cuidados pontuais para garantir sua qualidade, bem como eliminar problemas como manchas, acne, linhas de expressão, entre outros. Veja o que deve ser feito diariamente:

 

Limpeza

A limpeza da pele é muito importante porque remove o excesso de oleosidade, bem como sujeiras como pó e poluição, que podem provocar o entupimento dos poros e levar ao surgimento de acne.

O ideal é fazer a limpeza com um sabonete adequado ao seu tipo de pele no momento. Se estiver oleosa, considere usar um sabonete com maior poder de remoção de sebo, mas que tenha fórmula suave para não agredir a pele.

Caso esteja normal, mista ou seca, o ideal é utilizar um sabonete leve ou hidratante, para gerar um equilíbrio na pele e evitar ressecamentos mais intensos, que podem deixar a pele com sensação de repuxamento.

 

Hidratação

A hidratação é fundamental no cuidado com a pele porque devolve o viço e elasticidade para ela. Em alguns casos e dependendo da fórmula do creme, pode até provocar um efeito temporário de um leve preenchimento.

O diferencial da hidratação é que ela reforça a barreira de proteção da pele, de modo a melhorar seu aspecto em poucos minutos. Quer comprar hidratante para o rosto, mas não qual utilizar?

Não há como fugir, só dá para saber qual a melhor opção testando, porque cada pessoa tende a gostar de um sensorial e aroma diferente. Mas, existem algumas dicas que ajudam a reduzir a possibilidade de erro.

Para isso, recomenda-se comprar hidratante facial de acordo com seu tipo de pele no momento. Tem pele oleosa ou mista? Então, prefira um hidratante leve, como o em gel, que evita o entupimento dos poros e não reforça o sebo.

Se tiver pele normal, não há restrições. Caso seja seca, prefira um creme mais consistente, que normalmente tem maior poder de hidratação e deixa a pele macia.

 

Proteção solar

O protetor solar é considerado por dermatologistas um dos principais cremes antirrugas do mercado. Não é para menos, afinal, os raios solares são um dos principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, acelerando esse processo.

Isso ocorre porque os raios ultravioletas do sol alteram lentamente o tecido cutâneo, provocando uma atrofia e causando danos praticamente invisíveis quando a pessoa tem até 30 anos. A partir dessa idade, os sinais de envelhecimento começam a surgir.

O que o protetor faz é barrar a ação dos raios solares, evitando o envelhecimento da pele da face. Mas, não é só isso: o produto também previne o câncer de pele e o surgimento de manchas.

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) recomenda o uso de protetor com FPS 30 (Fator de Proteção Solar), no mínimo. O produto deve ser reaplicado a cada duas horas ou após entrar em contato com a água (mar, piscina ou suor, por exemplo).

 

Cuidados extras com a pele do rosto

A limpeza, hidratação e proteção solar são os passos essenciais e básicos de toda rotina de skincare para ter uma pele linda. Mas, existem outros cuidados que podem ser adotados para complementar essa rotina e maximizar resultados. Conheça quais são:

 

Não durma de maquiagem

Embora os produtos de maquiagem estejam mais avançados e, de maneira geral, não façam mal à pele, não durma com a face toda maquiada. Em situações assim, há a possibilidade de obstruir os poros e estimular o surgimento de cravos e espinhas.

 

Durma adequadamente

O sono tem um efeito reparador não somente sobre suas energias, mas também na pele. Ao dormir pouco, a pele fica sem viço, com aspecto opaco, e ainda há a possibilidade de surgimento de olheiras.

 

Atente-se à temperatura da água

Quanto mais quente a água, maior a possibilidade de desestabilizar sua barreira de proteção, o que provoca um ressecamento intenso da pele, muitas vezes demorado de reverter. Se possível, utilize água em temperatura ambiente ou morna.

 

Use produtos que tratem uma queixa específica

Dá para incluir em sua rotina de skincare produtos para cuidar da pele do rosto que tratem uma queixa específica. Por exemplo, se tiver espinhas, utilize secativos ou cremes com ativos que eliminam a acne.

Caso sua preocupação seja com sinais de envelhecimento, invista em um creme para linhas de expressão e rugas, ajudando a suavizá-las. A dica é sempre pensar no que mais lhe incomoda e escolher os produtos para pele desenvolvidos especificamente para tratar esse problema.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *